Marília

Daem marca discussão sobre contas de água em condomínios e regras de serviços

Daem marca discussão sobre contas de água em condomínios e regras de serviços

O Conselho Deliberativo do Daem (Departamento de Água e esgoto de Marília) marcou para o dia 28 de setembro, às 9h, uma reunião que vai discutir a polêmica na mudança do modelo de cobrança de tarifas para condomínios com ligação única.

A mudança na cobrança, referendada em agosto com decreto assinado pelo prefeito Daniel Alonso, trocou uma injustiça que provocava cobrança com valores abaixo do real por uma nova injustiça, que fez explodir o valor da tarifas.

Isso porque os condomínios com uma ligação tradicionalmente pagavam a tarifa mínima multiplicada pela número de unidades. Grandes residências – com piscina, banheiras, várias ligações de consumo – pagavam a taxa mínima.

Agora os condomínios são cobrados pelo valor realmente aferido no hidrômetro, que soma o consumo real de todas as unidades.

Mas como as tarifas sobem de acordo com o volume de água consumido, todas as ligações – mesmo em condomínios populares – são cobradas como se houvessem picos de consumo muito acima do real.

Sem novas mudanças, os condomínios estarão obrigados a pagar muito mais do que vinham pagando – com valores injustos – ou fazer grandes investimentos e adequar ligações individuais para cada unidade.

A mudança provocou um protesto de síndicos e moradores, que conseguiram apoio na Câmara com pedido de alteração das regras.

A pauta do encontro inclui ainda análise de balancetes e discussão sobre o que a convocação chama de “atualizações e modernizações” do regulamento de serviços de saneamento.

Além da definição de todos os termos e serviços de saneamento, o regulamento a ser revisto estabelece as taxas e tarifas de serviços, mas a convocação não faz incluir nenhuma informação sobre a discussão de valores.