O Daem (Departamento de Água e Esgoto de Marília) agendou para este domingo, dia 5 de março, a paralisação do sistema de produção do Rio do Peixe para a realização de manutenções preventivas de equipamentos e peças do sistema.
O serviço estava inicialmente programado para o dia 12 de fevereiro, mas o período de fortes chuvas impediu o trabalho. A manutenção deve atingir pontos do sistema desde a captação de água até rubulação e controle na Estação de Tratamento.
São medidas como a troca de registro de bomba na captação do Rio do Peixe; a instalação de dispositivo de antigolpe na adutora que direciona água do Rio do Peixe até a ETA (Estação de Tratamento de Água) e a manutenção em tubos da adutora que direciona água do Rio do Peixe até a ETA.
O Departamento projeta 11 horas de atividades, com início às 5h e encerraamento às 16h. Durante o trabalho o sistema será paralisado e o longo período sem captação e distribuição deve comprometer abastecimento na cidade.
O sistema de produção de água do Rio do Peixe é o responsável por abastecer grande parte da cidade, tais como região central, alguns bairros da zona norte e bairros da zona sul.
ALém da retomada da distribuição, a regularização do fornecimento de água vai depender também da regulerização de nível em reservatórios. Pode ocorrer a falta de água nestas regiões.
“Durante este período o DAEM solicita aos moradores que façam o uso racional de água. Em caso de ocorrência de chuvas na madrugada no dia 4, estes serviços podem ser cancelados e reagendados para uma nova data”, diz o departamento.