
Um procedimento aberto pelo Daem (Departamento de Água e Esgoto de Marília) para implantar sistema de cobrança de tarifas por PIX teve que ser prorrogado por falta de empresas interessadas.
A cobrança deve funcionar com sistema de código impresso nas contas de água entregues nas residências e empresas da cidade e será uma alternativa a mais para os moradores.
As empresas devem implantar o sistema, gerenciar os pagamentos recebidos pelo código e apresentar relatórios diários ao departamento. Com novo prazo, as empresas podem apresnetar propostas até o dia 28 de dezembro.
Atualmente, a arrecadação da tarifa é realizada apenas por instituições financeiras credenciadas e por caixas de recebimento próprio. O método busca oferecer comodidade e novas opções de pagamento.
Segundo o Daem, a implantação permite ainda promover o avanço da gestão tributária e eficiência com mais possibilidades de recebimento da tarifa
O sistema pelo PIX permite pagamentos em finais de semana e feriados, além dos horários que antes não eram possíveis realizarem transações.