
O Daem (Departamento de Água e Esgoto de Marília) lançou nesta quarta-feira uma licitação para contratar uma empresa a ser responsável pela operação e manutenção geral do sistema de tratamento de esgoto na cidade, incluindo as três estações implantadas como “obra do século”.
A medida é justificada pela falta de pessoal e estrutura para operação dos sistemas. Em décadas de construção, trocas de empresas responsáveis pelas obras e polêmicas o departamento não foi equipado para o serviço.
O departamento projeta custo na faixa de R$ 9 milhões. A operação teria custo anual de R$ 1,2 milhões por estação, além das equipes técnicas, equipamentos e gestão.
A licitação será feita em modelo de pregão com lances das empresas interessadas, programado para o dia 10 de agosto.
A contratação prevê que a empresa tenha pelo menos 50 funcionários para a operação inicial dos serviços e contrato de 12 meses que pode ser ampliado.
Consertos de danos causados por terceiros e equipes, eventuais trocas de peças serão pagos pelo Darem.
Além da operação técnica das estações e do sistema, os serviços incluem jardinagem, segurança e limpeza.
A terceirização amplia o leque de atividades do Daem já transferidas para empresas. Reparos, instalação de redes, tapa buracos após instalação já são algumas atividades contratadas