Marília - A deputada estadual Dani Alonso (PL) cobrou diretores da Artesp (Agência Reguladora de Transporte do Estado) sobre fiscalização no cronograma de obras da VOA SP no aeroporto em Marília.
O encontro aconteceu nesta terça-feira e discutiu os compromissos de contato que a VOA SP, concessionário que assumiu o aeroporto, deveria cumprir.
Além disso, a deputada mostrou que o programa de obras já provocou oito iniciativas na Assembleia Legislativa com pedidos de informações e medidas.
Deputada em primeiro mandato, Dani Alonso é de Marília, filha do ex-prefeito Daniel Alonso.
“A empresa vem protelando o início da reforma do terminal de passageiros”, diz comunicado da deputada. Diz lembra ainda que o “cronograma em vigor prevê aplicações nesta rubrica superiores a R$ 1,1 milhão, em 2025, e acima de R$ 1,7 milhão no ano que vem.” Aliás, o prazo de conclusão da revitalização e ampliação é junho de 2026, mas a obra nem começou.
Desde 2024 a VOA SP criou uma disputa judicial com o aeroclube da cidade, que, aliás, uma lei municipal considera patrimônio histórico. Com isso, usa a disputa como justificativa para falta de obras. Faz isso, inclusive, depois de tentar contrato de aluguel de longa duração.
“O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) afirmou que o tombamento do Aeroclube local não é desculpa para deixarem de fazer os investimentos”, diz a deputada.
Ela já teve encontros diretora de Investimento da Artesp, Raquel França Carneiro, e o superintendente de aeroportos da agência, Ricardo Volpi.
“Além da revitalização e ampliação do terminal existente, estão previstas outras melhorias. A Rede VOA tem a obrigação de aplicar R$ 7,3 milhões em melhorias no aeroporto de Marília até 2028.”
Cronograma de investimentos
INVESTIMENTO | PRAZO | VALOR |
Realização de investigação de suspeita de contaminação de área localizada no sítio aeroportuário | jul./25 | – |
Implantar ou compatibilizar as áreas de segurança de sim de pista (RESA) | ago./25 | R$ 100.000,00 |
Aprovação Plano Diretor | nov./25 | R$ 30.000,00 |
Aprovação de um novo plano de Zoneamento de Ruído Aeronáutico | dez./25 | R$ 50.000,00 |
Obtenção do alvará de funcionamento do terminal de passageiros | abr./26 | R$ 50.000,00 |
Revitalização e ampliação do terminal existente | jun./26 | R$ 3.177.315,65 |
Implantação de sinalização em painel vertical orientativo (PVO) | jun./26 | R$ 250.000,00 |
Adequação da sinalização horizontal para recebimento de aeronaves simultâneas | jun./26 | R$ 250.000,00 |
Elaboração de plano de desenvolvimento/Masterplan cadastral | ago./26 | – |
Implantação de infraestrutura do sistema de monitoramento dos acessos | dez./26 | R$ 50.000,00 |
Recuperação de toda a iluminação dos pátios, incluindo revisão do aterramento, disjuntores e acionamento | dez./26 | R$ 180.000,00 |
Reabilitação do pavimento do pátio 01, taxiways e pista de pouso e decolagem | set./27 | R$ 1.356.760,00 |
Implantação de sistema visual indicador de rampa de aproximação na cabeceira principal (PAPI) | dez./27 | R$ 656.000,00 |
Retrofit dos sistema eletro-eletrônicos (balizamento noturno, KF, auxilios a navegação, etc). | dez./27 | R$ 500.000,00 |
Recuperação da cerca patrimonial e operacional | fev./28 | R$ 330.000,00 |
Atualização e implementação do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos – PGRS | mai./28 | – |
Obtenção do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros incluindo as adequações necessárias no terminal de passageiros | mai./28 | – |
Elaboração de aprovação de carta PDC | mai./28 | – |
Elaboração e aprovação de carta ADC | mai./28 | – |
Revitalização da Unidade de manutenção e Serviço (USEMA) e depósitos | jun./28 | R$ 50.000,00 |
Construção da central de Armazenamento de Resíduos Sólidos | nov./28 | R$ 150.000,00 |
Reparação de processos erosivos | dez./28 | R$ 75.000,00 |
Revitalização da seção contra incêndio e áreas adjacentes | mai./29 | R$ 45.000,00 |