
O prefeito Daniel Alonso publicou no Diário Oficial desta terça-feira uma portaria para instaurar sindicância destinada a promover investigação contábil e de documentos sobre supostas irregularidades durante a gestão do ex-secretário e atual vereador Eduardo Nascimento na Secretaria Municipal de Esportes.
A investigação vai envolver todos os anos da gestão no primeiro mandato de Daniel. Eduardo foi secretário entre 2017 e 2020, quando se afastou para disputar as eleições.
A portaria não cita o nome do ex-secretário mas envolve todo o período de sua gestão. A portaria cita existência de “informações prestadas pela Secretaria Municipal da Fazenda com a juntada de diversos documentos”.
A abertura da investigação aponta ainda “informação da atual gestão da Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude” com pedido de “apuração detalhada das denúncias”, mas não detalha quais seriam as acusações e irregularidades.
Eleito pelo PSDB, mesmo partido do prefeito, o vereador tornou-se um dos principais nomes de oposição na Câmara e tem sido responsável pelos mais duros ataques ao prefeito e a segunda gestão de Daniel.
A sindicância é um novo capítulo de um racha entre Daniel e Eduardo que vem desde o primeiro0 mandato, embora o hoje vereador tenha sido mantido assessor do prefeito até o prazo legal para eleições.
A divisão foi além da prefeitura e atingiu a relação dos dois como dirigentes do MAC (Marília Atlético Clube), Daniel como presidente e Nascimento como vice.
Neste ano a divisão foi agravada quando Daniel exonerou diversos assessores comissionados – de livre nomeação sem concurso – que seriam indicações de Nascimento, especialmente na paste de Esportes.