Marília

Daniel vai manter Marília na faixa laranja até ordem judicial para mudar

Daniel Alonso e equipe da Saúde durante coletiva nesta quinta – Divulgação
Daniel Alonso e equipe da Saúde durante coletiva nesta quinta – Divulgação

O prefeito Daniel Alonso disse nesta tarde que a cidade vai seguir classificada na faixa laranja da quarentena até que haja uma notificação oficial do Tribunal de Justiça sobre a suspensão da liminar que garante autonomia para a cidade fixar as regras de reabertura do comercio, o que só deve acontecer na próxima semana.

“É claro que é tudo muito incerto. A dica que eu dou aos comerciantes é que não façam muito planejamento no sentido de que não fecharemos. Só que não vamos desistir.”

Daniel afirmou que reagiu com grande indignação contra a classificação de Marília na fase vermelha do plano São Paulo de flexibilização da quarentena. “É motivo de muita indignação quando a gente faz a comparação de dados”, disse o prefeito. “É de uma discrepância tão grande”, afirmou Daniel, que citou número de casos e óbitos por mil habitantes na cidade e outras regiões, ainda que não seja essa a conta que o governo faz.

A classificação foi confirmada nesta sexta-feira e repete classificação já havia sido feita há sete dias e atinge 62 cidades na região. Uma eventual mudança da classificação estadual só deve acontecer na próxima sexta, dia 3.

A enfermeira Alessandra Arrigoni Mosquini, coordenador do setor de Vigilância epidemiológica de Marília, disse que além das comparações do prefeito, a classificação na faixa laranja é feita com cálculos idênticos ao do governo, mas usa apenas os dados da cidade como permite a liminar. “Estamos seguindo o Plano São Paulo”, disse a coordenadora.

Alessandra lembrou ainda uma pesquisa nacional coordenada pela Universidade de Pelotas, no Rio Grande do Sul, que desenvolveu 750 testes na cidade e não identificou casos positivos nas residências.

O STF derrubou na quarta-feira a liminar que permitia à cidade regulamentar as regras, mas a medida foi tomada contra decisão do Tribunal de Justiça, que já foi notificado e agora precisa intimar a prefeitura

O anúncio foi feito em uma transmissão ao vivo após nova reunião do Conselho Municipal de Enfrentamento ao Coronavírus. O prefeito apresentou ainda máscaras e uniformes que equipe de cem fiscais vai usar neste sábado em uma grande ação de acompanhamento das atividades no comércio.

Segundo o prefeito, vão estar nas ruas pelo menos cem fiscais. Daniel disse que será trabalho “mais de orientação” e que a administração não tem objetivo de multar, o que só será feito nos casos extremos em que as orientações não sejam seguidas.

O secretário municipal da Saúde, Cásslio Luiz Pintor Júnior, afirmou que na próxima semana deve ser apresentado um programa de ampliação dos testes na cidade. Também citou o plano de testes casa a casa, que visita moradores da periferia e faz testes em todos os casos de sintomas.