Polícia Civil

Delegacias terão interinos e até troca quinzenal em Marília e oito cidades

Delegacias terão interinos e até troca quinzenal em Marília e oito cidades

Marília e São Paulo - Setembro vai chegar com temporada de interinos e até troca quinzenal de comando de delegacias de Polícia Civil em Marília e mais oito cidades na região.

São unidades em que não há delegados assistentes e exigem indicações extras em férias ou afastamentos. Casos, aliás, que podem envolver de licenças médicas a aposentadorias ou exonerações.

A medida está em portaria que a Polícia Civil divulgou para nomear delegados que vão acumular funções no período.

A lista inclui 14 profissionais para 16 delegacias, porém, apenas em 11 delas atinge diferentes cidades. Cinco dos acúmulos tratam de ajustes por atuações no plantão.

Pelo menos duas cidades na região de Marília terão, além de interinos, delegacias com nomes diferentes no mês, ou seja, uma troca quinzenal de comando.

O primeiro vai de de 1 a 15 de setembro e o outro após o dia 16 e até dia 30. Assim, inquérito ou qualquer investigação pode passar por até três delegados em pouco mais de um mês a depender da nomeação de outubro.

Em oito das 11 delegacias, o motivo é unidade vaga no período. Segundo a assessoria da Secretaria de Segurança do Estado, há previsão nova turma de delegados em janeiro de 2026.

Porém não há previsão de quais vagas e nem divulgação dos locais de nomeação. Assim, as cidades só descobrem em janeiro se haverá regularização.

No meio desse caminho, há mais pedras como aposentadorias, licenciamentos e férias, que podem gerar acúmulos.

As férias, com maior ou menor período de afastamento, levam interinos a três unidades no próximo mês.

Algumas situações de acúmulo dão aos delegados direito de gratificação – que não integra salário ou aposentadoria depois -. Porém, também provocam deslocamentos, inclusive em vias como a BR-153 e suas pistas simples.