Marília - O delegado de Polícia Civil José Carlos Costa, 72 anos, recebeu nesta quinta-feira o título de Cidadão Mariliense por carreira que inclui grandes operações, diferentes comandos e décadas de atuação.
É o atual coordenador da Central de Polícia Judiciária e uma referência no serviço em toda a região.
José Carlos Costa comandou as delegacias com maior repercussão na cidade – Investigações Gerais e de Entorpecentes
Foi também delegado seccional em Ourinhos e comandou diferentes operações do SIG (Serviço de Investigações Gerais) em Marília.
O título de Cidadão Mariliense chega ao delegado dez anos após a aprovação pelos vereadores. Foi iniciativa do também delegado Wilson Damasceno, em 2015. Aposentado, Damasceno cumpre novo mandato na Câmara e foi à Central de Polícia entregar
O projeto da homenagem lembra que o delegado começou a trabalhar aos dez anos e foi também comerciário, padeiro e atuou em escritório de contabilidade.
Casou-se com Vânia Maria da Rocha Costa, com quem teve um casal de filhos.
Além da influência sobre outros policiais, inspira em especial uma profissional. A delegada de Defesa da Mulher na cidade, Darlene Rocha da Costa Tozin, é sua filha. Ela acompanhou a entrega
O delegado agora cidadão Mariliense nasceu em 4 de setembro de 1953, em Jacarezinho (PR). Na cidade paranaense, trabalhou ainda como entregador de gás.
Mais tarde passou em concurso público da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Foi ainda investigador da Polícia Civil de São Paulo, antes de se tornar delegado.
No comando da CPJ, responde por serviços que vão do Plantão Policial ao funcionamento dos distritos e delegacias especializadas.