Marília - Dentistas voluntários em Marília farão megatriagem de jovens para receber tratamento odontológico gratuito na cidade. O evento, no dia 15 de maio, é uma etapa em projeto nacional da organização Turma do Bem,
O objetivo é identificar e encaminhar crianças e adolescentes de 11 a 17 anos em situação de vulnerabilidade social para tratamento até os 18 anos.
Os jovens devem ter entre 11 e 17 anos, estar acompanhados de um responsável e apresentar RG e comprovante de residência.
Todos passam por um dentista voluntário através de um exame visual não invasivo.
Um relatório registra informações sobre a saúde bucal e a condição socioeconômica do paciente. Os jovens recebem um kit de higiene bucal.
A dentista Ana Carolina Massaro, voluntária na cidade, explica que o atendimento vai acontecer das 9h às 15h. Será na sede da AEA (Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Marília), na Rua Mecenas Pinto Bueno, 1207.
Em todo o país a expectativa é que mais de cinco mil jovens recebam o encaminhamento.
“Não ter acesso a cuidados em saúde bucal por não poder pagar por tratamento é uma realidade para milhões de brasileiros”, afirma o voluntário Fabio Bibancos. Ele é presidente voluntário e fundador da TdB.
Turma do Bem
A triagem é uma iniciativa da maior rede de dentistas voluntários do mundo. O evento acontece em cem cidades de diferentes estados.
A Turma do Bem (www.turmadobem.org.br) é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP). Conta com mais de 18 mil dentistas voluntários que atuam em 12 países.
Além dos jovens, atende mulheres vítimas de violência de gênero que tiveram a dentição afetada. Em 23 anos, impactou mais de 89 mil jovens e 1100 mulheres.
Megatriagem Turma do Bem
Dia 15 de maio;
9h às 15h;
Local: AEA (Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Marília) – Rua Mecenas Pinto Bueno, 1207;
Bairro Maria Izabel.