Uma postagem feita na madrugada de sábado pela médica Ana Carolina Amaral, que atua na Santa Casa de Marília, mostra um desabafo e novo alerta contra a falta de cuidados com a Covid na cidade e repercute.
A mensagem, que já teve aproximadamente 1.500 compartilhamentos, além de centenas de mensagens e interações de leitores nas redes sociais, fala das dificuldades no setor, do esgotamento de profissionais e da preocupação com o colapso na rede de saúde.
“Entendo também o momento em que todos estamos saturados e enfadados de isolamento, porém nossa cidade vive um momento crítico. NÃO TEMOS LEITO”, diz a médica.
Veja abaixo a íntegra da mensagem divulgada na página da médica no Facebook:
“Boa noite… ou bom dia como eu que desde março recebo ligações de madrugada ou fichas Cross para ler de casos covid…. o que dizer do momento de hoje? Apenas posso dizer da população de Marilia. Pessoas inconsequentes, egoístas, prepotentes…
Digo isso de toda a população sejam pacientes SUS, convênio ou até mesmo particular….
Entendo também o momento em que todos estamos saturados e enfadados de isolamento, porém nossa cidade vive um momento crítico. NÃO TEMOS LEITO.
Pessoas vão morrer sem ter expectativas e esperanças de sobreviver pois estamos no colapso..SIM COLAPSO.
Nunca imaginamos que nos tornaríamos uma Itália, mas sim chegamos nesse momento…. fluxo dos nossos pronto atendimentos da cidade lotados, filas, horas de espera….clientes nervosos com profissionais de saúde.
Temos culpa? NÃO.. ao menos eu não. Ficar em casa tendo o mínimo de sintomas não é mais o correto, PORÉM AGLOMERAR, IR A BARES, FAZER BALADA NAS RUAS E CASAS, não vou citar bairros ou lugares… É CORRETO?
QUAL O SENTIDO DE TAMANHA DESUMANIDADE?FALTA DE EMPATIA? Acham ainda que é política? Eu como médica, posso dizer não tem nada de política, temos jovens saudáveis morrendo, idosos sem comorbidades morrendo ou sobrevivendo, o Covid é UMA ROLETA RUSSA, NÃO VAMOS SABER QUEM É A PRÓXIMA VÍTIMA.
O que será que vamos fazer pelo próximo? Onde está empatia? Eu particularmente estou esgotada, física e emocionalmente…a maioria nunca terá a sensação de dizer para uma mãe que seu jovem filho acabou de falecer por Covid em pleno natal ou dizer para uma esposa que o pai de seus filhos está indo para UTI para ser intubado…
É triste, frustrante, as lágrimas escorrem em cada notícia ou ligação… SOMOS HUMANOS. Temos dor, tristeza, angústia e depressão….
Agora me pergunto o que VOCÊ, ou sua família está fazendo para ajudar, ou combater tal tragédia?
Parem e pensem, pois o próximo pode ser da sua família, ou da minha… e aí? Será que vão acreditar na catástrofe ocorrendo?….
Se sim, espero que não seja ninguém da SUA, ou da minha família que precise de cuidados intensivos…. sei dos meus que estão se cuidando e cuidando do próximo… e vc e os seus? Estão fazendo o que? Não adianta chorar.”