Marília

Desobediência de Marília repercute; cidade refaz mapa estadual da flexibilização

Desobediência de Marília repercute; cidade refaz mapa estadual da flexibilização

A decisão da Prefeitura de Marília em contrariar o decreto do governador João Doria sobre os limites da flexibilização da quarentena ganhou repercussão estadual e foi destaque em publicação do portal Terra, um dos maiores do país.

A reportagem cita três casos de cidades que adotaram medidas na contramão do decreto estadual, com destaque para as manifestações do prefeito Daniel Alonso contra a má classificação da região.

Mais que desobedecer, a prefeitura produziu um novo mapa das fases no Estado, que divide as regiões por cores indicativas de cada fase.

Classificada com a cor laranja, a prefeitura distribuiu imagem de uma nova classificação, em que Marília aparece como única cidade na faixa verde no Estado.

Em resposta a uma consulta do Giro Marília, o governo informou que eventuais medidas contra a desobediência vão depender do Ministério Público do Estado.

Em março, quando o prefeito ensaiou uma retomada individualizada, dois promotores de Justiça provocaram uma liminar obrigando a prefeitura a seguir o decreto estadual. A liminar virou sentença e o caso está em fase de recurso no Tribunal de Justiça.

Na sexta-feira, durante anúncio oficial da flexibilização, o prefeito Daniel Alonso disse que “a liminar perdeu efeito” em função da nova fase e do decreto com autonomia para as prefeituras regulamentarem as atividades econômicas.

O novo decreto estadual realmente confere esta autonomia, mas dentro dos limites de cada fase. Marília foi inserida na fase 2, a segunda mais rigorosa. Daniel Alonso adotou medidas prevista na fase quatro, de maior flexibilização.