Uma área pública ao lado da vicinal de Avencas, próxima ao antigo aterro sanitário, será destinada para implantação de um ponto provisório para descarte de entulho recolhido por caçambeiros da cidade, um problema que se arrasta há anos e acumula multas e situações irregulares.
O anúncio do novo espaço foi feito nesta sexta em encontro de representantes da a Amelca (Associação Mariliense das Empresas de Locação de Caçambas), da Cetesb e da prefeitura. Participaram representantes de 27 empresas de caçambas.
Além da cessão da área para o descarte de entulhos por até um ano, a Prefeitura irá disponibilizar dez funcionários a partir de terça-feira (24) e durante 30 dias para dar início e auxiliar a Amelca na triagem desse material.
Depois desse período, a Amelca unicamente ficará responsável pelo trabalho de separação do lixo. Paralelamente a esses processos, será aberto um processo licitatório para que uma empresa compre um novo terreno e possa fazer a gestão desses resíduos, já que o local que serão acomodados os entulhos tem vida útil de até 1 ano.
A Prefeitura também se comprometeu e ficou responsável pela fiscalização do local, destinação final do lixo separado, mantendo uma máquina para realizar o trabalho. Todos os caçambeiros presentes aceitaram a proposta.
O presidente da Amelca, Gustavo Abólis, disse que as empresas ficaram satisfeitas com o acordo. “Somos gratos pelo diálogo e pela abertura dados pela administração junto com a Cetesb, pois sabemos quais são as responsabilidades de todos na questão do descarte do entulho. Temos que manter essa parceria para buscarmos uma solução também a longo prazo.”