Marília

Dia de Vacinação atinge 3.894 em Marília; baixa adesão contra gripe preocupa

Dia de Vacinação atinge 3.894 em Marília; baixa adesão contra gripe preocupa

O Dia D de Vacinação contra a Influenza (gripe), realizado no último sábado (15), das 8h às 17h, em 48 unidades de saúde do município, aplicou 3.894 doses,  das quais 2.714 contra Influenza, 1.027 contra a Covid-19 e 153 outras vacinas de rotina.

A Secretaria Municipal de Saúde apontou “uma grande preocupação com o baixo índice de cobertura vacinal”, já que o público alvo é de 101.940 pessoas e a adesão total na cidade chega a 5.558, o que representa somente 5,48% do total estimado.

É importante ressaltar que a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza está acontecendo em todo o país, mas a cobertura vacinal tem ficado muito abaixo do esperado, o que acontece também em Marília”, diz um comunicado especial

Segundo a nota oficial, a maior preocupação da Secretaria Municipal da Saúde é com relação às crianças – público alvo de seis meses a menores de seis anos de idade -, onde a cobertura vacinal tem sido muito baixa, como explica a enfermeira responsável pelo Programa Municipal de Imunização, Juliana Carvalho Bortoletto Gomes.

“Realmente temos essa preocupação, pois os pais não estão levando os filhos para receberem a vacina contra a Influenza. Em breve começa o período de gripe e as crianças são as que sofrem mais com isso. É fundamental que os pais se conscientizem da importância de levar os filhos para serem vacinados”, disse Juliana.

As unidades de saúde de Marília funcionam de segunda a sexta-feira (dias úteis), das 7h às 17h, sendo que a UBS Nova Marília tem horário estendido até as 22h, inclusive para vacinação.

Das 2.714 vacinadas contra a Influenza, 1.330 foram pessoas com 60 anos e mais, 1.112 na faixa etária de 5 a 59 anos de outros grupos prioritários e apenas 272 crianças de seis meses a menores de seis anos de idade.