
Josiane Garcia de Araújo Pereira, 38 anos, trabalhadora como diarista em limpeza e atividades domésticas, está em campanha em Vera Cruz para arrecadar R$ 20 mil e financiar uma prótese após amputação da parte inferior da perna por lesões em consequência de quadro grave de diabetes.
Josy, como é conhecida, mora com três filhos, que têm 9, 10 e 16 anos de idade. Está separada dos três no momento por falta de condições de cuidar das crianças em recuperação da cirurgia de amputação.
O valor atende orçamento de uma prótese de nível intermediário. Haveria opções mais baratos, mas com material que não suportariam maior impacto físico, como o cuidado com as crianças, atividades de limpeza pesada e outras medidas de mobilidade.
“O pisar do pé é diferente, para retorno do impacto, resistência. Eu quero voltar a cuidar dos meus filhos mesmo, voltar a ficar com eles perto de mim”, disse Josy ao Giro Marília.
Josy disse ainda que buscou atendimento pelo SUS, mas que o procedimento é muito lento. A cirurgia para amputação foi feita há 22 dias. Ela está parada, sem renda, e vive com ajuda da família. Irmãos se dividem na acomodação de Josy e dos seus filhos.
A amputação é resultado de um problema relativamente comum para pessoas com quadro de diabetes. Começou com lesões nos dedos dos pés, que tiveram de ser amputados, mas a infecção não parou de avançar e atingiu outras partes do pé e perna, até a amputação. A página de arrecadação está na internet.