Marília

Diocese de Marília enfrenta polêmica após afastamento de padre na região

Diocese de Marília enfrenta polêmica após afastamento de padre na região

Mensagens de saudade, elogios e questionamentos à Diocese de Marília e diretamente ao bispo diocesano, Dom Luiz Antonio Cipolini. É assim que um grupo de fiéis de Bastos reage há quase dois meses ao afastamento do padre Sílvio César Quaio, de 43 anos, que atuava na Paróquia São Francisco Xavier, daquela cidade.

Sílvio Quaio foi retirado da igreja no final de janeiro. Desde então permanece sem qualquer atividade direta em paróquias da região.

O site da Diocese informa que o padre, ordenado em 2018, segue em Uso de Ordens, ou seja, com todos os direitos e deveres da função, mas sem nomeação em qualquer atividade direta junto ao público.

A polêmica se dá pela forma e silêncio em torno do afastamento. Os fiéis foram surpreendidos pela medida e não houve qualquer manifestação oficial sobre o motivo. Antes de ser transferido a Bastos, Sílvio Quaio atuou na Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, em Marília, e no distrito de Avencas.

Assim como a Diocese, o pároco também atravessa a situação sem manifestações públicas sobre o afastamento. Sua última manifestação em redes sociais foi a postagem de uma foto no perfil de uma conta.

A partir dele, troca dezenas de mensagens com amigos e fiéis, recebe pedidos de bênçãos,  pergunta sobre famílias e pessoas e trocam manifestações de fé.

Os questionamentos são feitos por publicações de seguidores na página, com aproximadamente 980 seguidores.

“Se vivemos em uma democracia, deveríamos ter sido consultados sobre a saída do Padre Silvio Cesar Quaio afinal ninguém é obrigado a participar das missas que ele preside se te incomoda #ficaemcasa . É triste não tê-lo aqui conosco mas, Deus sabe todas as coisas, que nosso Bispo Dom Luíz Antônio Cipolini possa pensar em todos os bastenses que acolheram o padre Silvio como um pai e pastor e nos devolva a graça de poder contar com ele novamente na nossa comunidade”, diz um dos textos postado por uma seguidora.

“Aqui na paroquia Sagrado coração de Jesus de Marília também deixou muita saudade. São pessoas que não gostam de ouvir a verdade que se incomoda com ele. Mas Jesus é a verdade, então esse lindo sacerdote está no caminho certo. Tanta coisa para falar…………Amamos vc Padre Silvio todos aqui de casa”, disse outra fiel, de Marília.

O grupo divulgou vídeos com cenas de celebrações, homenagens prestadas na Igreja antes e após a despedida.