O bispo diocesano de Marília, Dom Luiz Antônio Cipolini, encaminhou a paróquias de toda a região orientações para revenir a transmissão de doenças entre os fiéis, com preocupação especial para o coronavírus (COVID-19).
Segundo o padre Tiago Barbosa, da Pastoral da Comunicação, as medidas de prevenção são adotadas desde o início da semana. Foram divulgadas após confirmação de dois casos no Estado, dezenas de suspeitas, incluindo alguns casos na região. Os mais próximos, em Garça, acabaram descartados.
“É uma questão de saúde. É o grande compromisso nosso com a vida. Não precisamos nos alarmar, mas podemos evitar”, disse o padre.
Entre as orientações, estão preocupação com ventilação nos espaços em que acontecem as celebrações, entrega da eucaristia nas mãos dos fiéis e suspensão de celebrações de mãos dadas, abraços e outros contatos pessoais.
A orientação envolvem cem padres em 65 paróquias de 37 cidades. Dioceses em outros pontos do país adotam medidas semelhantes. Os cuidados devem ser redobrados também nos contatos dos párocos com fiéis, especialmente nos casos de atendimento e comunhão para doentes.