Marília

Doações pelo IR beneficiam atendimento a crianças em 11 entidades em Marília

Sala de atendimento no Projeto Semear, uma das entidades beneficiadas
Sala de atendimento no Projeto Semear, uma das entidades beneficiadas

O Conselho Municipal    dos    Direitos    da    Criança    e Adolescente de Marília publicou no Diário Oficial do Município nesta quinta autorização de repasse de R$ 483 mil recolhidos a partir de doações e deduções do imposto de renda para suporte a entidades de atendimento social na cidade.

Os valores representam declarações de repasses efetuadas entre Novembro de 2020 e janeiro de 2021 tanto por pessoas físicas quanto jurídicas. As doações pelo Imposto podem ser feitas em dois momentos: no final do exercício fiscal ou na entrega da declaração.

No primeiro caso o limite de doação é maior.  A pessoa física pode descontar até 6% do IRPF devido na declaração (modelo completo) e a pessoa jurídica deduz até 1% do IRPJ devido no lucro real.

Para doações antes do pagamento da primeira cota do imposto devido a dedução fica reduzida e limitada a 3% do imposto devido na declaração.Pessoas físicas que têm imposto retido na fonte e direito à restituição também podem fazer doações, mas desde que apresentem à Receita Federal o modelo de declaração completa.

O dinheiro é depositado para o Fundo Municipal, que transfere os recursos. As entidades devem usar os valores neste ano, não podem investir os valores em construções e precisam prestar contas de todas as aplicações.

Veja as entidades beneficiadas e os valores pagos