Prêmio Marielle Franco

Docente da Unimar recebe prêmio internacional por websérie

Congresso de Associação nos Estados Unidos entrega premiação a série com trabalho de alunos e produção dentro da Universidade de Marília

Docente da Unimar recebe prêmio internacional por websérie

Marília - Congresso internacional da Associação de Estudos para América Latina entregou prêmio à websérie “Não sou uma imagem: Desconstruindo Representações Midiáticas”, produção da docente Maria Inês Godinho, de Publicidade e Propaganda da Unimar.

O evento aconteceu em San Francisco (EUA), país onde fica também a sede da Lasa, sigla em inglês para a associação, e consagrou a docente entre iniciativas de relevância acadêmica e social na América Latina.

A obra nasceu a partir da pesquisa de doutorado da professora Maria Inês Godinho, que investiga as violências de gênero e o racismo estrutural no ambiente universitário.

Produção dentro da Unimar

Apresenta quatro episódios com produção dentro da Unimar e participação ativa dos estudantes de Publicidade e Propaganda. Assim, reforça o compromisso da universidade em unir ensino, pesquisa e transformação social.

Segundo a docente, foi um trabalho feito a muitas mãos, com escuta, sensibilidade e muito envolvimento dos nossos estudantes.

“Eles trouxeram reflexões potentes sobre como as imagens publicitárias moldam a forma como vivemos questões como gênero, cor da pele e corporalidade. Traduzimos essa análise em linguagem audiovisual, e o resultado me emociona muito”, destacou.

A premiação internacional, que leva o nome da vereadora Marielle Franco, fortalece ainda mais o alcance e a relevância da obra. Para a professora Maria Inês, o reconhecimento é simbólico e necessário.

Reconhecimento significativo

“Estou emocionada porque é a primeira vez que me inscrevo em um prêmio internacional e já conquistamos essa vitória. Ter o nome da Marielle nesse reconhecimento é muito significativo, porque nos impulsiona a seguir denunciando. E, além disso, a tentar atenuar violências que, muitas vezes, são silenciosas, mas profundamente estruturais”, complementa.

A coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda da Unimar, Débora Loosli Massarollo Otoboni, parabenizou a docente e celebrou o impacto da produção.

“A websérie é um exemplo de como a universidade pode ser agente de transformação social. É inspirador ver nossos alunos refletindo sobre temas tão urgentes. E traduzindo isso em uma linguagem acessível, crítica e criativa. A conquista da Maria Inês é reflexo de um trabalho sério, afetivo e necessário”, comemora.

A Pró-Reitora de Graduação, Pesquisa e Pós-Graduação da Unimar, Fernanda Mesquita Serva, também destacou a importância da premiação.

“É uma honra para a Unimar ver seus professores e alunos conquistando reconhecimento internacional por projetos com tamanha relevância social. Acreditamos em uma Universidade viva, conectada com os desafios contemporâneos e comprometida com a formação de cidadãos críticos, conscientes e atuantes. Parabéns à professora Maria Inês por levar a força da nossa universidade ao mundo”, finaliza.