Marília - O Domingo da Família terá ação especial para adoção de animais com o “MatchPet”, iniciativa de alunos e professores do curso de graduação em Medicina Veterinária da Unimar.
A ideia é incentivar a adoção responsável e com isso garantir um novo lar para animais que estão em abrigo pelo serviço de resgate. Vai disponibilizar 23- são 15 cães e oito gatos, filhotes e adultos -.
“Acreditamos que todos os animais merecem uma chance, independentemente da idade. Por isso, teremos desde filhotes até adultos, com predominância de filhotes”, explica Wallace Bentes, da equipe organizadora.
Os filhotes (com menos de seis meses) não passaram por castração, mas todos receberam vermífugo e parte deles já recebeu a primeira dose da vacina.
Já os adultos, com mais de seis meses, já estão castrados. Mas a continuidade do calendário de vacinação é responsabilidade dos novos tutores.
A adoção de animais na feira m]ap tem custos, mas há triagem com perguntas específicas, baseadas na ficha padrão. O formulário encaminha doação a tutores conscientes e prontos para os cuidados.
“A adoção é um ato de amor, mas também de responsabilidade. É importante garantir ambiente seguro, alimentação adequada, atenção à saúde e, além disso, condiçõespara bem-estar físico e mental. Não pode ser uma decisão por impulso”, destaca Wallace.
A iniciativa surgiu em projeto de extensão na disciplina de Ciências do Ambiente e Sustentabilidade no curso de Veterinária. A atividade teve orientação dos professores Carlo Rossi Del Carratore e Patrícia Santos Bueno.
O Domingo da Família oferece ainda uma programação com atividades culturais, esportivas e recreativas para todas as idades. O evento já se consolidou como um espaço de convivência, lazer e celebração da vida em família. Acontece na avenida das Esmeraldas das 9h às 12h