
Marília - O grupo de Teatro Down Entre Amigos emociona mais uma vez e apresenta o espetáculo “A Família Fantasmadownica”, para alunos de escolas municipais.
Recebeu público das Emefs Roberto Caetano Cimino e Myrthes Pupo de Negreiros no teatro municipal da cidade.
A peça leva para o palco artistas amadores, todos com Síndrome de Down, em trabalho que envolve dedicação, inclusão e muita entrega.
A plateia teve 380 alunos da rede municipal de ensino compareceram no Teatro Waldir Silveira Mello.
“As nossas crianças adoraram a apresentação da peça teatral. Foi um momento incrível, cheio de energia e de valorização das diferenças”, ressaltou a secretária municipal da Educação, professora Cilmara Carreiro.
Papel formador e transformador
O trabalho com o teatro Down Entre Amigos cumpre ainda compromisso de investir em inclusão, segundo a secretária municipal da Cultura, Taís Monteiro. A peça “A Família Fantasmadownica” é uma iniciativa com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB).
“Em tempos em que estamos finalmente vivendo a inclusão, uma peça não poderia ser mais encantadora e necessária. A Cultura mais uma vez cumpre seu papel, com seu poder formador e transformador.”
O evento contou também com as presenças de integrantes da equipe de eventos da Secretaria Municipal da Educação: Élen Ferreira Gonçalves e Patrícia Helen Gonçalves Lopes.
Anos de dedicação e talento
O grupo de teatro Down Entre Amigos atua desde maio de 2016 com reuniões às quintas-feiras para as aulas de teatro e ensaios.
“Nada disso seria possível em o talento e a entrega dos 22 atores e confiança dos pais e responsáveis. E, também, pelo empenho incansável dos artistas que integram a equipe da Casa Bonfim Arte e Cultura. De forma mais recente, o profissionalismo da Lux Arte e Produções”, explica o ator, professor e diretor Calu Monteiro.
Trabalho rende prêmios
O Grupo de Teatro Down Entre Amigos conquistou editais e prêmios com espetáculos inovadores e poderosos. A lista inclui Prêmio Sérgio Ricardo (Lei Aldir Blanc – Marília 2021); Licenciamento de vídeos com “Romeus e Julietas” Proac e Edital Municipal com “Romeus e Julietas”.
“A Família Fantasmadownica” teve reconhecimento com Lei Paulo Gustavo, PNAB Marília e Prêmio Sérgio Mamberti – Cultura Viva (Governo Federal).