Marília

Duplicação e modernização de rodovia Marília-Assis entra em fase final de obras

Duplicação e modernização de rodovia Marília-Assis entra em fase final de obras

As obras de duplicação da Rodovia Rachid Rayes (SP-333), de Marília a Assis, que totalizam 64 quilômetros de investimento, entraram em fase final, com cerca de 95% dos serviços concluídos, o que inclui a execução de toda a nova faixa de pista e dispositivos de retorno. A previsão é finalizar os dois trechos de duplicação – de Marília a Echaporã, e Echaporã a Assis – em dezembro. 
 
A obra inclui a construção de uma nova pista com duas faixas de rolamento e acostamento, que será separada da via atual por divisor central, além da implantação de 14 dispositivos de retorno em desnível, localizados nos quilômetros 337, 343, 350 e 354 (Marília), 356, 362, 370, 374, 377, 381 e 384 (Echaporã) e kms 391, 393 e 400, já próximos a Assis.  Nas obras de infraestrutura, o investimento em sinalização horizontal e vertical também é expressivo. A empresa produziu em sua Fábrica de Placas um total de 3.641 placas para o novo trecho. 
 
Segundo comunicado da Entrevias, concessionária responsável pela obra, todos os dispositivos de retorno têm geometria adequada e específica, que ajuda a evitar os tombamentos de cargas pesadas. A liberação da rodovia duplicada ao tráfego deve ocorrer no primeiro trimestre de 2023, mediante autorização do poder concedente, ARTESP. 
 
“Juntos, os dois segmentos de obra somam um investimento aproximado de R$ 294 milhões, e devem impactar diretamente o dia a dia de ao menos 344 mil habitantes, considerando apenas os municípios de Marília, Echaporã, Platina e Assis, no caso de deslocamentos curtos, mas principalmente irá ampliar e melhorar a capacidade de escoamento da produção industrial e agropecuária, favorecendo a logística e deslocamento de veículos de passeio e comerciais pelo Centro Oeste Paulista, do Estado de São Paulo até o Paraná”, diz a empresa.

Novos empregos

A Entrevias informa ainda que no segmento de Marília a Echaporã, entre os kms 337 e 385, nos momentos de maior demanda a obra gerou 1.080 postos de trabalho, entre diretos e indiretos.  Já de Echaporã a Assis, do km 385 ao 401, as obras geraram cerca de 900 postos de trabalho. 
 
“Marília e sua macrorregião serão beneficiadas com o escoamento de suas produções, além da própria economia local e setor de serviços, que devem ser impactados com a atração de novas empresas, à medida que há esse investimento logístico pela Entrevias. Não só as grandes indústrias e viajantes de longa distância, mas também o tráfego dos perímetros urbanos será beneficiado com estrutura e dispositivos que trarão segurança aos moradores lindeiros,”, explica o gerente de Obras da Entrevias, Ramon Becker. 
 
A Entrevias estima redução de acidentes na SP-333, sobretudo de colisões frontais e transversais – tipos de ocorrências com alto potencial de morte, principalmente ocasionadas nos antigos cruzamentos em nível. Rodovias duplicadas aumentam a segurança viária, diminuem o tempo de viagem, e, consequentemente, impactam na economia da macrorregião. 
 
Municípios com rodovias com boas condições de infraestrutura são fatores decisivos para a instalação e ampliação de novos negócios. Isso porque no Brasil, 65% da matriz de transporte depende do modal rodoviário, segundo a CNT (Confederação Nacional do Transporte).