Marília

Educação de Marília capacita servidores para primeiros socorros em escolas

Educação de Marília capacita servidores para primeiros socorros em escolas

Servidores da rede municipal de ensino em Marília participaram de um  “Treinamento e Capacitação em Primeiros Socorros”  em parceria com a CORDIS (Centro de Treinamento e Capacitação em Saúde) com orientações gerais para atendimento básico até chegada de equipes oficiais de atendimento.

O curso segue determinação da chamada Lei Lucas (Nº13.722/18), criada a partir da mobilização da família do menino Lucas Begalli Zamora de Souza, de 10 anos, que  faleceu depois de ficar engasgado com sanduíche durante evento da escola em Cordeirópolis. Nenhum profissional na unidade estava capacitada para oferecer os primeiros socorros.

A lei determina que instituições de ensino devem capacitar seus colaboradores no atendimento de primeiros socorros e foi ministrado pela Enfermeira Especialista em Cardiologia – Instrutora do Curso de Primeiros Socorros pela American Heart Association,  Natália Ramos Imamura de Vasconcelos.

Foram capacitados 63 servidores – um de cada Unidade Escolar (EMEIs e EMEFs) – em sua maioria Auxiliares de Desenvolvimento Escolar, que foram divididos em três turmas para um melhor aproveitamento. Cada turma participou de um dia de treinamento com carga horária de 8 horas. Os servidores capacitados serão referências nas Unidades Escolares em que atuam e também multiplicadores das informações.

Na capacitação foram abordadas técnicas importantes para o atendimento adequado de ocorrências, dentre elas como realizar os procedimentos corretos em situação de emergência como convulsão, desmaio, engasgamento, hipoglicemia, lesões, reações alérgicas e outras situações.