Educação Infantil

Educação de Marília regulamenta matrícula antecipada em creches

Famílias poderão registrar interesse por vagas a partir do primeiro mês de idade das crianças e otimizar organização

Educação de Marília regulamenta matrícula antecipada em creches

Marília - A Secretaria Municipal de Educação em Marília regulamenta atendimento à demanda escolar para crianças e matrícula antecipada em creches.

Assim, pais de crianças com idades entre quatro meses e três anos de idade vão poder registrar interesse em vagas a partir do primeiro mês de vida da criança.

Até as crianças completarem quatro meses de idade, o cadastro fica sob regime de inscrição antecipada para fins de classificação, planejamento e organização.

Não representa antecipar o acesso à escola, ou seja, o início de atividades começa aos quatro meses. Porém, os pais antecipam interesse e o planejamento antecipa análise de oferta de vagas.

Além disso, a antecipação não garante a escolha de unidade. A matrícula continua em sistema de pontuação que considera proximidade, irmãos, necessidades da família e outros critérios. Portanto, o objetivo do projeto e garantir a vaga e organizar o serviço.

“É uma iniciativa para atender necessidades das famílias, garantir que as crianças tenham a vaga assim que atingirem a idade adequada, ou seja, quatro meses. Além disso, permite visa otimizar a gestão da Educação Infantil, dá previsibilidade e organização na oferta de vagas”, disse o prefeito Vinícius Camarinha

A secretária municipal da Educação, Rosemeire Frazon, destacou, ainda, que a antecipação também facilita a vida para as famílias.

“As famílias podem ainda evitar possíveis filas e garantir que crianças tenham acolhimento em um ambiente de qualidade, segurança e o desenvolvimento saudável.”