O Cartório Eleitoral de Marília registra longas filas desde o início da manhã para biometria obrigatória. O prazo para cadastro termina na próxima quinta-feira, dia 19, e vai provocar anulação de títulos com várias consequências.
O serviço esgotou todos os horários de agendamento e quem deixou para os últimos dias vai ter que encarar espera. Às 10h a fila se estendia por uma quadra da avenida Brasil e dobrava a esquina com mais de cem metros de eleitores na espera.
Para fazer o cadastro os eleitores devem levar RG, CPF e comprovante de residência. A participação é obrigatória também para maiores de 70 anos caso desejem votar na eleição de 2020, quando haverá escolha de prefeitos e vereadores.
Em alguns casos, como servidores públicos, o cadastro é ainda mais importante. O servidor sem registro de biometria pode sofrer bloqueio dos salários.
Outro risco com falta de biometria é o bloqueio do CPF, que impede posse em concursos, matrículas em universidades, saques do bolsa família entre outras consequências.
A partir do dia 20 o serviço encerra atendimento público para recesso e os títulos estarão em processo de cancelamento.
É possível regularizar a situação depois, mas até que isso aconteça o eleitor estará sujeito às penas e dificuldades pela falta do documento. O cartório eleitoral atende na avenida Brasil, 440, próximo ao Terminal Urbano.