
A Emdurb (Empresa de Mobilidade Urbana) de Marília homologou resultado da licitação aberta para contratação de radares na cidade e definiu a empresa Talentechn Tecnologia como vencedora com previsão de custo mensal de R$ 466,9 mil.
A empresa será responsável pela locação, implantação e operacionalização de softwares, equipamentos, e infraestruturas necessária para processamento de dados, coleta, armazenamento, transmissão e gestão de dados e imagens.
Passou por testes de radares, leitores ópticos e lombadas eletrônicas em avenidas na cidade e será responsável por pouco mais de 50 pontos de fiscalização, além dos radares móveis a serem usados por fiscais do trânsito (veja pontos fixos no final do texto).
Com sede em Jaguaré, na Grande São Paulo, a Talentech tem dez anos de atividade e é controlada por outras duas empresas – SILSBURY PARTICIPACOES E ADMINISTRACAO DE BENS SOCIEDADE EMPRESARIA LTDA e GUARDA BEM TECNOLOGIA LTDA e administrada pelo terceiro sócio.
A licitação avança sem solução para duas medidas de contestação apresentadas por uma empresa, a Central da Nfe Tecnologia, com sede em Barueri, que foi à Justiça e ao Tribunal de Contas com representações contra o procedimento.
A medida apresentada à Vara da Fazenda Pública de Marília inclui um pedido de liminar para suspender a licitação. Até 10h desta terça-feira o site do TJ mostrava que o processo estava desde o dia 17 à espera de decisão.
No Tribunal de Contas a representação também apontou irregulares no edital e também segue em tramitação. Nos dois casos os pedidos – assim como todo o processo de licitação – foram feitos em, meio ao recesso judicial.
Segundo a Emdurb, quatro empresas disputaram o procedimento mas o portal da transparência não apresenta informações sobre elas ou sobre os processos de testes dos equipamentos.
A empresa diz que os radares radares devem ser instalados 60 dias após a ordem de serviço, o que ainda depende de trâmites burocráticos.
Segundo o edital, “estudos mostram que a principal causa de acidentes no trânsito é a imprudência do condutor aliada ao excesso de velocidade.” A Emdurb diz ainda que “experiências em todo o mundo demonstram que um dos meios mais eficazes para reduzir o número de mortos e feridos em acidentes de trânsito é a adoção de um programa de fiscalização eletrônica”.
Veja abaixo os pontos de radar na cidade.