
Nem só de radares vive a fiscalização de trânsito de Marília. A Emdurb (Empresa Municipal de Mobilidade Urbana) da cidade divulgou no feriado da quinta-feira a convocação dos seis primeiros colocados em concurso para contratar novos agentes de fiscalização.
Os contratados foram aprovados em concurso iniciado em julho do ano passado com a abertura de inscrições e previsão de dez contratações, com eventuais ampliações de acordo com a necessidade.
Os agentes trabalham com sistema de fiscalização móvel – que deve contar com radares portáteis incluídos na concorrência de serviços de sistemas de controle – em diferentes pontos e operações especiais na cidade.
Mas mesmo sem os equipamentos os agentes estão autorizados a aplicar multas, inclusive com situações em que o motorista não é notificado no momento e nem são feitas imagens das infrações.
São casos em que os agentes identificam na autuação que a notificação não foi feita para não interferir no tráfego do local.
O trabalho inclui também a atuação em direcionamento, orientação e controle de tráfego, especialmente em situações especiais como grandes eventos ou acidentes com impacto no trânsito.
O resultado do concurso foi homologado em setembro. Quando o procedimento foi lançado, a previsão de vencimentos era de R$ 2.243 como salário base, valor que já sofreu correções.