A Emdurb (Empresa de Mobilidade Urbana) de Marília publicou um termo de esclarecimentos com respostas a questionamentos de potenciais empresas candidatas a assumir serviços de fiscalização e apoio ao trânsito que inclui instalação de radares em diversos pontos da cidade.
O procedimento encaminha a licitação para credenciamento e abertura do processo de contratação na próxima terça-feira, dia 10, a partir de 9h. Os esclarecimentos tratam de questão técnicas do edital para eventual elaboração de propostas
Além dos radares para controle de velocidade e multas, a Emdurb prevê contratação de sistemas de fiscalização que incluam análise de placas para checagem de informações sobre veículos e sistemas de suporte para gerenciamento dos serviços de trânsito na cidade.
O edital prevê contratação de sistemas fixos e móveis e além da fiscalização e multas de trânsito estabelece serviços combinados de procedimentos administrativos, gestão, processamento de dados, controle de serviços de transporte – como taxis e mototaxis – e mais medidas.
Os radares devem ser instalados 60 dias após a ordem de serviço, o que está projetado para acontecer ainda em 2023.
Segundo o edital, “estudos mostram que a principal causa de acidentes no trânsito é a imprudência do condutor aliada ao excesso de velocidade.” A Emdurb diz ainda que “experiências em todo o mundo demonstram que um dos meios mais eficazes para reduzir o número de mortos e feridos em acidentes de trânsito é a adoção de um programa de fiscalização eletrônica”.
A empresa vai instalar, implantar, transmitir dados e imagens e operar os equipamentos nos locais e na quantidade estabelecida pela Emdurb, além de proceder manutenção, reposição de peças, aferição dos equipamentos e execução de obras de infraestrutura e dispositivos necessários para o seu perfeito funcionamento.
Veja abaixo pontos de radares fixos projetados no edital.