Nesta sexta-feira (20), os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Nelson Gabaldi, em Marília, vão receber a visita da Caravana Renovarte – Educação no Trânsito. O objetivo é chamar a atenção das crianças para a importância da segurança no trânsito.
A proposta tem como foco os alunos da faixa etária de 6 a 10 anos. As atividades serão realizadas no período da manhã, das 7h30 às 11h, e no período da tarde, das 13h30 às 17h.
Os alunos serão divididos em dois grupos. Um deles permanece em sala de aula para acompanhar e participar de quatro esquetes cênicas com temáticas relacionadas ao trânsito, como regras, segurança, atenção e paciência. Enquanto isso, o outro grupo irá para o pátio da escola onde terá performance mágica “Não tem truque no trânsito”, seguida do espetáculo teatral “Amigos do Baobá em: De quem é a rua?”.
Atitudes que salvam vidas
A performance abordará de maneira interativa, com brincadeiras e truques de mágica, os cuidados básicos que todos devem ter no trânsito. A dinâmica tem como proposta ensinar as crianças que um trânsito seguro é feito de atitudes. Sem mágica, sem truques, mas com muita consciência e responsabilidade.
Já a peça teatral utilizará bonecos e atores para abordar temas como mobilidade urbana e responsabilidade no trânsito. O espetáculo usará linguagens do teatro de bonecos, teatro de sombras e animação audiovisual para contar as histórias e interagir com o imaginário das crianças.
Encerradas as atividades, os alunos vão para um intervalo e, em seguida, quem estava na sala de aula vai para o pátio e quem estava no pátio vai para a sala de aula para que todos os alunos possam participar de todas as atividades. Tanto na sala de aula quanto no pátio, a duração das atrações é estimada em 1h20.
Após o intervalo, enquanto os alunos acompanham o espetáculo e os esquetes, os professores serão convidados a participar do workshop Semear, de valorização da educação e de seus profissionais como ferramentas de transformação.
O estímulo à conscientização das crianças para a importância do respeito às leis de trânsito será reforçado com outras atrações, como totem instagramável para os alunos tirarem fotos, filtros para postagens no Instagram e Facebook, distribuição de revistas interativas com atividades que destacam a necessidade da educação no trânsito para a construção de um mundo mais seguro.
O projeto faz parte da programação Maio Amarelo da Eixo SP Concessionária de Rodovias. De acordo com Maurício Góes, Relações Institucionais da Eixo, investir na educação das crianças é a chave para a formação de adultos mais conscientes e responsáveis.
“Tenho certeza que, após a passagem da caravana, as crianças terão aprendido a importância de andar sempre pela calçada, de olhar para os dois lados antes de atravessar a rua, de atravessar sempre na faixa de segurança ou, na falta dela, de utilizar passarela. Além de reconhecerem a importância e o significado do semáforo para veículos e pedestres”, afirma.
Além de Marília, escolas de outras quatro cidades participaram do projeto. A Caravana esteve em Piracicaba, São Carlos, Bauru e Jaú.