
A Secretaria Municipal de Educação de Marília anunciou em nota oficial que vai acompanhar o decreto estadual e liberar presença de alunos, pais e servidores sem máscaras nos ambientes fechados das unidades.
O governo de São Paulo publicou na quinta-feira decreto que elimina a exigência de máscaras na maioria dos ambientes coletivos do Estado, exceto transporte público e saúde.
“Diante da revogação do decreto que estabelecia o uso de máscaras dentro do Estado de São Paulo, não temos nenhum impeditivo legal para que servidores, alunos e pais acessem os ambientes escolares sem as mesmas. O uso é recomendável, porém facultativo”, diz a nota da Educação em Marília
A secretaria diz ainda que a Comissão Educacional de Gerenciamento da Pandemia da COVID-19 se reuniu nessa semana para debater a situação e vai emitir um comunicado geral sobre a situação.
A liberação foi tomada com suporte de uma nota técnica do chamado Comitê Científico de Saúde do governo do Estado sobre a evolução da epidemia. Veja abaixo a íntegra da nota.
“Conforme sinalizado por este Comitê nas últimas semanas, desde o início de fevereiro de 2022, o Estado de São Paulo vem apresentando uma contínua melhora em todos os indicadores epidemiológicos de monitoramento da evolução da pandemia de COVID-19, mostrando a superação da nova onda de casos, internações e óbitos decorrentes da circulação e alta transmissão da variante Ômicron (B.1.1.529), iniciada em meados de novembro de 2021.
A média diária de novas internações nesta semana alcançou o patamar de 287 internações, menor número desde o início deste ano, representando uma redução de 18,9% quando comparado à última semana.
O sucesso no enfrentamento de mais esse desafio imposto pela pandemia de COVID-19 é consequência de uma certeira política de vacinação, que alcançou mais de 90% da população elegível com esquema vacinal completo, aliada à observância de medidas sanitárias adequadas e proporcionais ao risco de disseminação da afecção e à garantia da capacidade de resposta do sistema de saúde.
Atualmente, passados mais de quatorze dias após o feriado de carnaval de 2022, constatou-se manutenção do padrão de melhora progressiva dos indicadores epidemiológicos, conforme observado durante as semanas que antecederam aludido feriado, indicando que a transmissão do Sars-Cov-2 no Estado de São Paulo segue em redução progressiva.
Tendo isso em consideração e observada a experiência internacional, em especial nos países europeus, este Comitê entende possível recomendar, a partir da data de hoje, que o uso de máscaras de proteção facial seja obrigatório apenas nos locais, públicos ou privados, em que prestados serviços de saúde, bem como nos transportes públicos coletivos e respectivas áreas de acesso.”