Marília

Estado aponta aumento de mortes por coronavírus no interior e litoral; veja regiões

Estado aponta aumento de mortes por coronavírus no interior e litoral; veja regiões

O número de óbitos pelo novo coronavírus no interior e litoral do Estado mais que dobrou na última semana. Balanço da Secretaria de Estado da Saúde aponta crescimento de 136% em comparação ao último sábado (11). São 142 mortes registradas hoje contra 60 no dia 7 de abril. Os dados estão subnotificados. Há cidades com mais casos que os listados pelo governo e cidade com óbitos não incluídos.

São situações como as de Bauru, que anuncia seis mortes contra quatro da planilha estadual, Rio Preto, também com seis mortes contra quatro da saúde estadual, e Franca, que não aparece na planilha mas relata um óbito. Marília tem um óbito confirmado, que demorou a aparecer na lista estadual mas já está contabilizado.

Segundo a Saúde, já são 61 cidades fora da Região Metropolitana de São Paulo com registro de pelo menos uma morte pela doença, 24 municípios a mais do que uma semana atrás. As quatro regionais de saúde que concentram o maior número de óbitos fora da Grande São Paulo são: Campinas (30), Baixada Santistas (29), Bauru (14) e Ribeirão Preto (11).

Este é o primeiro aumento expressivo fora da Região Metropolitana, que ainda concentra 85% dos óbitos (849 do total de hoje). Porém, esse percentual caiu desde sábado passado, quando era de 89% (500 mortes de um total de 560).

“O avanço da mortalidade pela doença em cidades fora da região metropolitana reforça a importância da adesão à quarentena por todos os moradores do interior e litoral de SP”, afirma o Secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann.

Veja abaixo a tabela divulgada pelo governo do Estado.