Desenvolvimento

Estado aprova plano para cadeia de empresas de turismo em Marília

Projeto avança em edital para unir empresas e incentivar negócios, empresas e renda no setor

Estado aprova plano para cadeia de empresas de turismo em Marília

Marília - O programa SP produz, do Estado de São Paulo, aprovou plano para formação de uma CPL (Cadeia Produtiva Local) de turismo em Marília.

A medida é parte em processo que pode trazer pacote de incentivos para o setor na cidade, inclusive com recursos financeiros.

A aprovação inclui habilitação Jurídica e análise do Planejamento Estratégico de Negócios, que teve nota 7,75.

“A proponente apresenta a contextualização setorial, define os objetivos, descreve a estrutura de governança e realiza o mapeamento dos atores. A inscrição também se destaca por detalhar planos de expansão bem definidos”, diz o relatório do Estado.

Edital explica modelo de Cadeias Produtivas e projeto avança para turismo em Marília

O Estado regulamentou o Produz SP em 2024 para estimular aglomerações produtivas e desenvolvimento regional. Em seguida, lançou edital para selecionar projetos em todas as regiões.

Marília apresentou ainda planos de ‘Comércio e Turismo’ e ‘Circuito de Cafés’, mas as duas propostas não passaram. Ainda há prazo para recurso.

Após os recursos, o edital avança para análise de ‘maturidade’ da cadeia produtiva, que oferece quatro níveis de suporte.

O modelo de Cadeia produtiva permite que as empresas compartilhem recursos, adquiram insumos coletivamente e troquem experiências. Além disso, incentiva a inovação, redução de custos e a geração de empregos e renda.

O processo do edital deve terminar até setembro, mas ainda não há cronograma de ações para investimento.