
O Governo do Estado de São Paulo anunciou nesta sexta a prorrogação por mais duas semanas da fase de transição do Plano São Paulo com a ampliação do horário de funcionamento do comércio e de restaurantes até 21h. O atendimento estava autorizado até às 20h.
Além do horário, a nova fase também amplia para 30% a ocupação destes espaços: lojas, shoppings, restaurantes e estabelecimentos de alimentos. A ocupação era de 25%. O aumento atinge já o atendimento para o Dia das Mães e vale ainda para eventos religiosos, salões e barbearias e outros serviços já autorizados.
A nova fase entra em vigor neste sábado, 8 de maio, e até o dia 23 de maio, domingo. Uma nova classificação deve ser anunciada no dia 21, sexta-feira. O Estado completa três semanas de transição.
Os restaurantes haviam apresentado pedido de ampliação maior, até 22h, especialmente para estabelecimentos que trabalham apenas com serviços de jantar. A reivindicação envolveu até um movimento estadual com atuação em Marília para pedir os avanços.
A flexibilização enfrentou resistências no Comitê de Contingência da Covid do Estado, que reúne 21 membros. Segundo o governador João Doria, o comitê recomendou abertura gradual e segura para evitar novas situações de pico.
“Boa informação, medida positiva que vem no esteio dos resultados que gradualmente estamos conquistando com a ajuda das pessoas que estão observando as orientações”, disse o governador no anúncio.