Saúde delas

Estudo de Marília para impacto de exercícios na pós-menopausa repercute

Estudo de Marília para impacto de exercícios na pós-menopausa repercute

Marília - Pesquisa de Marília repercute com estudo sobre impacto de exercícios na pós-menopausa que ganhou divulgação pela Maturitas. É uma publicação de perfil internacional e foco em saúde da mulher.

O estudo une profissionais da Unesp, Unimar, FMABC e Oxford Brookes University (UK). mostra que os exercícios melhoram pressão arterial e a frequência cardíaca na pós-menopausa.

Além disso, aponta quetreinamento de resistência pode reduzir os sintomas vasomotores

Destaca, contudo, que médicos devem adaptar as prescrições de exercícios com cautela para essa população. Assim, os exercícios dependem de avaliação clínica pessoal e por profissional.

Os médicos devem interpretar os resultados com cautela ao recomendar exercícios físicos.

“Para aprofundar o conhecimento, conduzimos uma revisão narrativa de revisões sistemáticas para avaliar o impacto do exercício”, diz a publicação.

O professor Vitor Engrácia Valenti, da Unesp em Marília, um dos autores, destaca que atividade física melhora, inclusive, os famosos fogachos.

O pesquisador de Marília defende exercícios de resistência e aeróbicos, três vezes por semana, mas com análise clínica das pacientes na pós-menopausa.

“Incluímos revisões sistemáticas que investigaram os efeitos do exercício físico, “com publicações consideradas até dezembro de 2024.

Após a exclusão de 187 publicações, selecionou três revisões sistemáticas e virou artigo na Maturitas.