Marília

Evolução de 'nomes sujos' no comércio provoca alerta da Acim

Evolução de 'nomes sujos' no comércio provoca alerta da Acim

Balanço de registros do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) mostra que o número de nomes ‘negativados’ subiu 25% desde o começo do ano enquanto apenas 15% dos registros foram cancelados por pagamento ou caducidade das dívidas.

O número foi divulgado com um alerta da Acim (Associação Comercial e Industrial de Marília) para que os comerciantes reforcem a atenção na aprovação de crediário e vendas a prazo na cidade.

“Isto é preocupante, pois, demonstra que mais pessoas estão com restrições e menos pessoas recuperaram o crédito”, resumiu o presidente da associação comercial local, Adriano Luiz Martins.

De acordo com o superintendente da entidade, José Augusto Gomes,  neste ano foram incluídos no Bando de Dados do SCPC da Acim, 12.354 consumidores, enquanto 7.189 pessoas passaram a ter crédito nas lojas do Brasil. “Infelizmente o ideal seria o contrário: menos pessoas sendo incluídas e mais pessoas recuperando o crédito”, apontou José Augusto Gomes.

Junho mostrou aumento de 95% nos nomes negativados em relação ao número de 2017. Julho foi o melhor, com recuperação de crédito 35% maior que a de 2017.

“A média não está o ideal, mas há tempo de recuperar isso até Dezembro”, afirmou Adriano Luiz Martins que destacou a importância da ferramenta de consulta para proteger os lojistas contra perdas com a inadimplência.