O Hemocentro de Marília identificou uma queda no número de doações durante o mês de outubro. Comparado ao mesmo período do ano passado, houve uma redução de 20% de doadores. Novembro também começou em baixa. Os feriados prolongados do período contribuíram para a queda nas doações.
“Já estamos em alerta para o final de ano, época de férias, de feriados mais frequentes e queda natural nas doações de sangue. Mas a nossa preocupação é que registramos uma queda acentuada já em outubro”, comentou a assistente social do Hemocentro, Lucimara Custódio Faustino.
Segundo a assistente, os feriados prolongados de outubro e agora de novembro estão contribuindo para a retração nas doações antecipadamente mas a demanda não diminui
Novembro começa com baixa no estoque de todos os tipos de sangue, mas há casos extremos, como de AB negativo, com estoque zerado. Todos os tipos negativos tem poucas bolsas.
Os requisitos para ser um doador de sangue são:
Ter boa saúde
Pesar acima de 50 quilos
Estar alimentado
Não estar em uso de medicamentos
Ter de 16 a 69 anos de idade
Ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior
Não ter praticado exercícios físicos nas 12 horas anteriores à doação
Não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação
Evitar fumar 2 horas antes da doação
O Hemocentro fica na Rua Lourival Freire, nº 240 – ao lado do Fórum, no Bairro Fragata. O horário de atendimento ao público é das 7h às 13h de segunda a sábado. Mais informações pelo telefone 3402-1850.