Marília - O Festival de Cinema de Marília inicia a edição 2025 no dia 5 para nove dias de atrações e homenagem ao fundador do Clube de cinema e entusiasta Roberto Caetano Cimino.
Inclui oficinas, mesa de debate e fortalece resgate de evento que a partir da década de 60 colocou a cidade no mapa nacional do audiovisual,
Terá filmes como “A Melhor Mãe do Mundo” (Anna Muylaert) com estreia no Festival de Berlim e tem Shirley Cruz e Seu Jorge no elenco.
A seleção inclui Manas (Marianna Brennand); Pau D’arco (Ana Aranha); Suçuarana (Clarissa Campolina e Sérgio Borges). Além disso, Yõg Ãtak: Meu Pai, Kaiowá (Sueli Maxakali, Isael Maxakali, Roberto Romero, Luisa Lanna) e o documentário O Último Azul (Gabriel Mascaro).
As atrações vão ocupar, principalmente, o Teatro Municipal “Waldir Silveira Mello”. Assim, até o dia 13 de setembro a cidade recebe mostra de curtas, longas e mais eventos.
Porém o evento começa na comunidade, dia 5, com oficina na escola estadual Amélia Lopes Anders.
Assim, a abertura oficial será dia 6 com a homenagem a Roberto Cimino, alfaiate, empreendedor e fundador do Clube de Cinema na cidade.
Cimino, inclusive, dá nome à sala de acervo do clube. Foi ativista na vida cultural da cidade, integrante da Comissão de Registros Históricos e mais ações coletivas.
No dia começa a mostra de curtas em competição que, inclusive, promove exibições nos dias 7, 8, 9, 10, 11 e 12.
A exibição dos longas vai até o dia 13 e o festival terá, também mais atrações que você pode conferir na programação oficial.
O evento conta com programas de apoio em editais públicos de financiamento da cultura.