Marília

Festival Gastronômico de Marília é maior em sete anos, dá prêmios e ajuda entidades

Festival Gastronômico de Marília é maior em sete anos, dá prêmios e ajuda entidades

A sétima edição do Festival Gastronômico de Marília, encerrada em 18 de agosto, foi a maior já realizada na cidade e mostrou nesta segunda-feira o impacto em vendas, divulgação da cidade, premiação a consumidores e repasse a entidades assistenciais.

O empresário Carlos Alberto Lopes Pinto, dirigente do Marília Convention Bureau, um dos responsáveis pelo evento, destacou a qualidade dos pratos neste ano, a participação da população mas ressaltou a vitrine para novos participantes.



“O Festival teve 16 restaurantes, quatro novos participantes que são o MR Strogo, a Casa Veggie, O Kinka´s e a Rotisserie Dona Elisa, que tiveram ótimos resultados, venderam bem e fizeram pratos de altíssimo nível”, afirmou.

Os 16 restaurantes participantes venderam juntos 4.225 pratos, todos ao preço único de R$ 42 e em cada venda repassou R$ 4 a duas entidades: o Amigos do COM, em Marília, e o Cantinho Feliz, em Vera Cruz. Cada entidade recebeu R$ 8.450.



José Luiz Carvalho, o Zé Vó, dirigente da Rotisserie Dona Elisa, disse que o resultado foi considerado muito bom, com mais de 200 pratos vendidos e que o desafio para o próximo ano é crescer mais, atrair mais restaurantes, mais consumidores da região.


O encontro apresentou os dez ganhadores do concurso cultural que ofereceu viagens, prêmios e pratos comemorativos do festival.

Leonardo Cicotti Gouveia Gattermayer venceu o concurso e ganhou quatro diárias no resort Terra Park, de Pirapozinho. Ele foi autor da frase “O Melhor de Marília é poder voltar ao tempo dos dinossauros e ao mesmo tempo estar dentro das tecnologias da Capital Nacional do Alimento, é fascinante”.

Thamires Munko Sigole foi a segunda colocada e ganhou duas diárias no resort com a frase “O Melhor de Marília é o pôr do sol com o doce cheiro biscoito no ar. Traz uma sensação de aconchego e eterna sensação de lazer”.

Cláudia Patrícia Bastazin ganhou o terceiro prêmio, um faqueiro Tramontina, com a frase “O Melhor de Marília é chegar adolescente e querer ficar pro resto da vida”. Patrícia chegou à cidade com 18 anos, não saiu mais. Disse que já participou das outras edições do festival. “Mas é a primeira vez que ganho.”

Silvana Monteiro levou o quarto prêmio com a frase “O Melhor de Marília é a brisa que te leva a sonhar e faz você acreditar em uma cidade melhor”. Premiados da quinta à décima melhor frase levaram os pratos.

NOVOS EVENTOS

O gerente do Marília Convention e coordenador do Festival, Gilberto Rossi Júnior, apresentou ainda a influência do festival para novos eventos. Um deles foi o concurso “Quero Ser Chef”, lançado neste ano, e que reuniu cozinheiros amadores das quatro regiões da cidade para a produção de pratos.

O concurso será transformado em uma web série, mas os ganhadores já foram anunciados.

Otacílio dos Santos, primeiro colocado, ganhou 100% de bolsa de estudos na Faculdade Católica e ainda levou um celular da marca Xiaomi.

Camila Bigelli foi a vice-campeã e conquistou 75% de bolsa de estudos na Faculdade Católica.

Derenilza Damarizi, foi a terceira colocada e ganhou 50% de bolsa de estudo no curso de gastronomia da Faculdade Católica.

Maria Aparecida Neves, a quarta colocada, ganhou um kit Life Fibra.

A apresentação dos resultados ainda lançou a segunda edição do Burguers Day, festival direcionado para hamburgueria da cidade. “É o filho mais novo do Festival Gastronômico, mas um evento importante para a cidade. E vamos ter mais, a ideia é sempre aperfeiçoar, crescer e envolver a comunidade.”

Confira mais imagens da apresentação dos resultados

O FESTIVAL

Promovido pelo Marília Convention & Visitors Bureau e Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes, com apoio da Prefeitura e de grandes empresas da cidade, como a Life, Comasa, Sicredi e Faculdade Católica. Envolveu 16 restaurantes neste ano e segue fórmula que repercuiu em todo o Estado e inspira outros festivais.

Não há competição entre os restaurantes. Cada um cria um prato exclusivo, inspirado em personalidade, momento ou lugar histórico da cidade, e todos vendem com preço único. A ideia, além de incentivar o setor, é movimentar o comércio, o turismo e os serviços da cidade.

Deu saudade do evento? Confira abaixo a galeria de fotos com os pratos deste ano