O primeiro Festival Criativo – edição Velho Oeste, apresenta entre os dias 22 e 27 de novembro, sempre a partir das 19h, entrevistas com pelo menos 20 artistas, produtores, trabalhadores, empresários e outros ligados à economia criativa em toda a região.
São pessoas consideradas mentes ‘fora da caixa’ e que foram entrevistas em programa de viagens, contatos e gravações com 400km rodados no Oeste Paulista por equipes da produtora Nosso Quintal, de Marília.
As produções audiovisuais vão estar disponíveis na plataforma da produtora. O acesso é gratuito. O projeto tem apoio do Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e aprovação do Proac LAB.
Os assuntos envolvem modelos de negócio mais sustentáveis e plurais, inovação e ações que impactaram positivamente as pequenas e médias cidades.
A programação de seis dias passa pelos mais diversos segmentos: agroecologia, cinema, teatro, produção cultural, cultura popular, esporte, produção de cerveja e economia criativa.
Idealizadores do projeto, os produtores Brunno Alexandre e Ian Gigliotti mostram que a potência de São Paulo vai além da Capital e apresentam o que acontece de autêntico no Interior, assim como as conexões com novas tendências para a criatividade, o cooperativismo, a economia da cultura e as apostas para o futuro.
Entre os convidados de Marília estão Índio, João Gustavo, Havana, Sérgio Piva, Willian Marques e Bruno Magalhães.
Nos destaques do evento também contam o músico, compositor e empreendedor Evandro Fióti e a pesquisadora Ana Carla Fonseca, fundadora do Garimpo Soluções e referência internacional em Economia Criativa, com atuação como consultora da Organização das Nações Unidas (ONU).
A programação, cheia de gente interessante, traz: Guilherme Xavier, Márcio Blanca, Caio Cesaro, Diogo Natale, Julia Borges, Gustavo Redondo, Rede Trem Bão, Cassiano Tosta, Havana Martins, Bob 13, Leandro Faria e Fomenta Vale.
“O que tem pra fazer aqui? A pergunta é diferente! O que não dá para fazer aqui? Temos montanhas, vales, rios, cavernas, lagos e lagoas. Produtores rurais, músicos, atrizes, artistas plásticos, cantoras, dançarinas e cineastas na linha de frente”, diz a dupla de produtores.
Eles exaltam a existência de mão de obra criativa e qualificada pelas cidades do Estado e convidam aqueles que se identificam com a proposta a “ocupar a programação com a nossa trama. Contamos com televisões regionais, jornais e rádios locais”.
“Os criadores têm sede de produzir para um público carente de programação. O mercado e a indústria criativa no interior são emergentes e estão em franco crescimento”, destacam. Para eles, “é preciso estimular, engajar e despertar o potencial ainda adormecido”.
PROGRAMAÇÃO:
Segunda-feira – 22/11
Ana Carla Fonseca, Guilherme Xavier e Sérgio Piva
Terça-feira – 23/11
Fióti, Vertical Rapel e Márcio Blanca
Quarta-feira – 24/11
Caio Cesaro, Diogo Natale (Cervejaria Ficus) e Julia Borges
Quinta-feira – 25/11
Willian Marques (Tray), Gustavo Redondo (Cervejaria São Pedro) e Rede Trem Bão
Sexta-feira – 26/11
Cassiano Tosta, Bruno Magalhães (Rocha Escalada) e Havana Martins
Sábado – 27/11
Bob 13 – Batalha da Aldeia, Leandro Faria e Fomenta Vale