Marília - Furtos de cabos em redes elétricas afetaram sistemas de semáforo em Marília, viraram casos de polícia e a Emdurb pede denúncias sobre os crimes.
Segundo a Empresa Municipal de Mobilidade Urbana de Marília, responsável pelo trânsito na cidade, os furtos atingiram sistemas de ruas e avenidas.
“Fizemos o registro de boletim de ocorrência e estamos averiguando os casos, juntamente com a Polícia Militar. A situação é preocupante. Além de trazer transtornos para o trânsito da cidade, provoca sérios prejuízos financeiros para o município”, afirma o presidente da Emdurb, Paulo Alves.
A empresa fez alertas também aos receptadores. São eles que financiam e estimulam o crime que virou comum no país. A compra e reciclagem dos cabos garante lucro rápido aos ladrões.
“Além de responder na Justiça, se o comprador for um empresário, por exemplo do ramo de sucatas ou de ferro velho, ele pode perder até o alvará de funcionamento.”
“Além da cassação do alvará, o dono do estabelecimento comercial terá que pagar uma multa de R$ 1.000,00. E ficará por três anos sem ter o direito de pedir uma nova inscrição no cadastro de empresas do município.”
Paulo Alves lembrou que há legislação para as medidas contra as empresas e pediu apoio da população e denúncias para casos de furtos. É um apelo que já movimentou de hospitais a escolas, empresas e moradores. A impunidade dos receptadores virou uma tradição na cidade.
Além das denúncias à polícia, a Emdurb disponibilizou contatos pelo telefone (14) 3402-1000 para informações sobre os furtos.