Marília

Gymnasium histórico de Marília será rebatizado com nome de pintor Braz Alécio

Gymnasium histórico de Marília será rebatizado com nome de pintor Braz Alécio

O Gymnasium de Marília, mais tradicional espaço cultural da cidade, vai ganhar novo nome para uma homenagem ao pintor Braz Alécio, falecido em 2019.

A ideia está em um projeto da Prefeitura de Marília encaminhado pela Câmara. O prédio, que enfrentada uma arrastada e adiada obra de revitalização, é preparado para abrigar diferentes estruturas de serviços culturais da cidade.

O prédio foi construído com projeto do arquiteto Miguel de Souza e Silva para serviços de educação que envolveram o ginásio municipal, ginásio estadual, instituto Monsenhor Bicudo e ginásio industrial.

A ocupação foi substituída por serviços culturais, como a Biblioteca Municipal – depois transferida para prédio alugado na rua São Luiz. O prédio tem salas de projeção, o clube de cinema e o Museu de Paleontologia.

A homenagem dá ao prédio o nome do mais conhecido pintor r professor de artes plásticas da cidade.  Nascido em Marília dia 20 de junho de 1929, Braz Alécio desenhou muito desde criança e o talento deu a ele uma bolsa para estudar no museu de artes plásticas de São Paulo, aos 17 anos.

Teve aulas com Candido Portinari entre outros artistas renomados. Também se dedicou à atividade de arte-educador.

A vasta produção e a participação em exposições por mais de 150 cidades ajudaram a divulgar o nome de Marília e a produção cultural, além de influenciar artistas em diferentes gerações.

O pintor parou de ministrar aulas em 2005, aos 76 anos, mas seguiu vivendo da sua arte em comercializações especiais em diferentes espaços.

Em 2015 uma exposição com 24 obras promoveu o reencontro do artista com público da cidade. Faleceu em 16 de janeiro de 2019.