Marília - O Hospital Beneficente Unimar (HBU) implementou recentemente o Huddle, uma metodologia de gestão que vem transformando a rotina interna da Instituição.
Modelo com base em reuniões rápidas e objetivas entre as lideranças, o Huddle tem como objetivo identificar e resolver problemas de forma ágil. Além disso, garantir a circulação eficiente de informações e colocar o foco total na experiência do paciente.
A metodologia tem inspiração em práticas de gestão que estão em uso por hospitais de alta performance no mundo todo. Assim, promove encontros diários em que os representantes das principais áreas compartilham dados, desafios, riscos potenciais e prioridades.
O termo “huddle”, em inglês, significa “ajuntamento” ou “alinhamento”, e tem origem no vocabulário esportivo, onde os jogadores se reúnem para traçar táticas antes da partida. No ambiente hospitalar, a metodologia Huddle usa o termo como símbolo de colaboração e tomada de decisão rápida, modelo com avanços no HBU.
Metodologia mostra resultados
De acordo com a superintendente do HBU, Márcia Mesquita Serva Reis, a nova metodologia trouxe importantes resultados.
“No HBU, o encontro acontece logo pela manhã e reúne a diretoria e os gestores de setores estratégicos nessa metodologia de trabalho que a gente implementou recentemente. É um checklist diário com todas as equipes, todos os gestores estratégicos do hospital, focando em maior agilidade, maior rotatividade dos leitos e com o foco centrado no paciente. A gente tem visto bons resultados”, afirma
A prática com a metodologia Huddle impacta, principalmente, diante do alto volume de atendimentos no HBU. Segundo a assessora de atendimento, Luciana Farias, a implementação veio em boa hora.
“O Huddle é uma ferramenta estratégica. A gente via a necessidade, devido ao grande volume que temos hoje, de trazer problemas pontuais e a resolução. Envolver a superintendência e as diretorias é essencial, pois são eles que possuem os recursos e nos dão segurança para a tomada de decisão”, explica.
Já para o diretor de Assistência e Saúde do HBU, Luiz Fernando Fregatto, a adoção do Huddle fortalece a comunicação interna e a segurança institucional.
Benefícios
“O Huddle está sendo uma ferramenta estratégica para a gestão, porque nós agrupamos os responsáveis de todos os serviços e discutimos a dinâmica operacional do dia a dia da instituição. Isso faz com que a comunicação seja mais assertiva e efetiva, além de trabalharmos a prevenção de riscos, a segurança do usuário e do profissional de saúde. E quem ganha com isso, com toda certeza, é o nosso principal foco: o paciente”, confirma.
Outro ganho do HBU com a metodologia Huddle foi o acesso direto à informação e à tomada de decisões em tempo real. A diretora financeira do HBU, Maria de Fátima Silva Romão, destaca que os gestores passam a atuar de forma muito mais integrada.
“Está sendo um ganho excepcional para nós. O mais importante é que a gente fique sabendo de tudo o que está acontecendo no hospital. Não deixa nada ferver, como dizemos. A gente resolve com mais agilidade e isso se traduz em qualidade de atendimento para o paciente”, ressalta.
O HBU segue na construção de uma gestão moderna, colaborativa e centrada no cuidado com o paciente, buscando constantemente soluções que garantam eficiência, acolhimento e qualidade nos atendimentos prestados à população.