A equipe da Radioterapia do Hospital das Clínicas de Marília lançou uma nova medida do humanização do atendimento e personalizou máscaras usadas por crianças em exames de tomografia e tratamentos de combater ao câncer. A medida reduz o impacto emocional dos procedimentos.
“Estamos constantemente em busca de melhores práticas para atender os nossos pacientes. Notamos a dificuldade, principalmente das crianças em permanecer imóvel nos equipamentos de tomografia e acelerador linear, para a realização de exame e tratamento da doença. Então, vimos que o Hospital do Câncer em Barretos já utilizam dessa técnica de pinturas nas máscaras para as crianças e decidimos implantar aqui em nossa Radioterapia”, explicou Gisele Corrêa Zuliani, Técnica de Radioterapia.
A Técnica de Radioterapia Aparecida de Lourdes da Cruz foi a responsável pela arte de personalização das máscaras com imagens de personagens como heróis de quadrinhos e filmes..
“É muito gratificante para mim, ver o brilho no olhar da criança quando vê a máscara do seu personagem favorito. O que de início parecia ser algo assustador ter que usar aquela máscara branca e ficar parado, passa a ser algo divertido. O tratamento passa a ser mais interessante”, ressaltou Aparecida.
Matheus Sonsin do Nascimento, de 6 anos, realizou no dia 20 de dezembro, a sua última sessão de radioterapia para combater a leucemia e pode usar a sua máscara de Homem Aranha durante o todo tratamento na Unidade.
“Fomos muito bem acolhidos por toda equipe do Serviço de Quioterapia do Hemocentro de Marília e de Radioterapia do HCFAMEMA, eles nos orientaram, foram muito atenciosos e o tratamento iniciou no mesmo dia em que soubemos da patologia”, disse Juliano Pereira do Nascimento, pai de Matheus, que aproveitou para agradecer a todo equipe que os acolheu com tanto carinho.
Matheus continuará com os tratamentos quioterápicos no Hemocentro do HCFAMEMA, mas levará consigo a máscara do Homem Aranha, agora adaptado para a brincadeira, pois não necessitará mais das sessões de radioterapia.
No último dia 20/12, também recebeu a visita do Papai Noel na Unidade e foi presenteado com uma touca de seu time de coração, o São Paulo.