Marília

Hemocentro de Marília lança campanha para atrair doadores e ação especial no dia 14

Hemocentro de Marília lança campanha para atrair doadores e ação especial no dia 14 Hemocentro de Marília lança campanha para atrair doadores e ação especial no dia 14 Hemocentro de Marília lança campanha para atrair doadores e ação especial no dia 14 Hemocentro de Marília lança campanha para atrair doadores e ação especial no dia 14
Hemocentro de Marília lança campanha para atrair doadores e ação especial no dia 14

O banco de sangue do Hemocentro de Marília promove na próxima segunda-feira, dia 14, uma ação especial para receber e incen tivar doadores no Dia Mundial do Doador, que vai incluir decoração, apresentação municipal e lanche diferenciado. A medida integra a campanha Junho Vermelho para divulgar a importância e necessidade da doação para que se promova a saúde da população, seja para atender pacientes com patologias do sangue, seja para atender vítimas de traumas, cortes e acidentes diversos.

Segundo o Hemocentro, a ausência de doadores neste período vem impedindo o Hemocentro de manter o estoque mínimo necessário para o atendimento das demandas existentes de pacientes com doenças crônicas ou de vítimas de acidentes e traumas de toda a região.

A campanha Junho Vermelho é uma iniciativa do movimento Eu Dou Sangue, criado em 2011. Um dos motivos da criação desse movimento de conscientização é por conta do dia 14 desse mês, em que é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue.

Um suprimento adequado de sangue só pode ser garantido através de doações regulares e voluntárias. Por isso, a Assembleia Mundial da Saúde, em 2005, designou um dia especial para agradecer aos doadores e incentivar mais pessoas a doar sangue livremente. A data de 14 de junho foi instituída em homenagem ao nascimento de Karl Landsteiner, imunologista austríaco que descobriu o fator Rh e as várias diferenças entre os tipos sanguíneos.

As doações devem ser feitas no Hemocentro da cidade (rua Lourival Freire, 240), no Bairro Fragata. O atendimento é feito das 7h às 13h. Podem doar sangue pessoas em bom estado de saúde, entre 16 e 69 anos, e que estejam pesando mais de 50 kg. Além disso, é preciso apresentar documento oficial com foto e menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis.

A doação também pode ser agendada pelo telefone (14) 3434-2541. Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar temporariamente.