
Marília - O programa de abordagem social para inclusão de moradores em situação de rua integra formação em esporte como forma de atendimento.
A iniciativa avançou a partir do primeiro caso de inclusão com morador que recebeu equipe durante uma das etapas de abordagem em abril.
O homem estava entre 16 pessoas que receberam contato da equipe de abordagem. Manifestou interesse na reintegração e mostrou interesse em praticar atividade esportiva.
Ele escolheu o boxe como ferramenta de superação. O trabalho conjunto das secretarias de Cidadania e Esportes encaminhou o morador até o centro de treinamento do Mestre Maurílio Borba,
Instrutor com tradição na cidade, é um dos nomes de maior reconhecimento por atividades com artes marciais.
A ideia é que, a partir dessa iniciativa pioneira, o município possa ampliar projetos semelhantes que unam inclusão, cidadania e esporte.
Inclusão Social e Esporte
“A gente sabe que a realidade das ruas é muito dura. É gratificante ver que, mesmo em meio a tantos desafios, alguém acredita que é possível recomeçar. O esporte pode ser essa ponte”, destacou Sandra Roim, secretária de Cidadania.
A secretaria vai analisar formas de estruturar esta parceria e incluir novas frentes de apoio dentro do plano municipal de enfrentamento à vulnerabilidade social.
“A proposta está em fase de avaliação técnica, mas já se mostra promissora como modelo para futuras intervenções”, finaliza Sandra Roim.