Marília e São Paulo - Curso de Bacharelado em Inteligência Artificial da Universidade de Marília (Unimar), é finalista do principal o Prêmio de Inovação no Ensino Superior.
Lançou o curso de Inteligência Artificial em 2024 como resposta direta às demandas emergentes do mercado. Aliás, foi o primeiro bacharelado do estado exclusivamente na área de IA.
A premiação reconhece iniciativas transformadoras que apontam caminhos para o futuro da educação superior brasileira.
O prêmio “Prof. Gabriel Mário Rodrigues” é iniciativa do Semesp (Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado).
A entrega acontece durante o evento “O Admirável Futuro do Ensino Superior”, em São Paulo com instituições e autoridades de todo o país.
Teoria e prática
O coordenador do curso, Caio Saraiva Coneglian, ressalta que o projeto une excelência acadêmica e aplicabilidade prática. Assim, tem base no que há de mais atual em ciência de dados, machine learning e sistemas inteligentes.
“Mais do que formar profissionais técnicos, queremos formar líderes capazes de aplicar a Inteligência Artificial de forma ética e responsável. Essa indicação mostra que estamos no caminho certo e que a proposta do curso dialoga com o que há de mais avançado no cenário acadêmico e tecnológico mundial”, pontuou.
Com a indicação, a Unimar celebra mais uma conquista significativa em sua trajetória de protagonismo educacional.
Polo de tecnologia
inovador no conteúdo, o projeto se destacou por modelo curricular interdisciplinar, bem como parcerias estratégicas. Além disso, apresenta conexão direta com o ecossistema tecnológico.
O Reitor da Unimar, Dr. Márcio Mesquita Serva, explica que a indicação reconhece projeto que ultrapassa os muros da Universidade.
“O curso de Inteligência Artificial reflete o nosso compromisso em oferecer uma formação conectada com o que há de mais atual no mundo. Mas, mais do que isso, é uma contribuição concreta para posicionar Marília e toda a nossa região como polos de inovação e tecnologia. Ser finalista desse prêmio mostra que estamos promovendo uma transformação que é acadêmica, social e econômica ao mesmo tempo”, destacou o Reitor.
A indicação é especialmente gratificante, por acontecer apenas dois anos após a vitória da Unimar na mesma premiação. O curso de Ciência da Computação teve primeiro lugar.
Inovação contínua
Para a Pró-Reitora de Graduação, Pesquisa e Pós-Graduação, Fernanda Mesquita Serva, reforça a capacidade da Unimar de se reinventar.
“Ser finalista, mais uma vez, neste prêmio mostra que a inovação na Unimar não é pontual, ela é estruturada, contínua e estratégica. Estamos atentos às transformações do mundo e criamos projetos que respondem a essas mudanças com qualidade acadêmica, ousadia e compromisso social. O curso de Inteligência Artificial é mais um passo importante na consolidação de uma universidade voltada para o futuro”, afirmou.
O Prêmio de Inovação leva o nome do professor Gabriel Mário Rodrigues, um dos principais nomes da história do ensino superior privado no Brasil e fundador do Semesp.
Para assistir ao vídeo do projeto e registrar seu voto acesse https://www.semesp.org.br/premioinovacao/