
O Plano de Segurança Sanitária, divulgado neste mês pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para prevenção ao coronavírus durante as eleições municipais, estabelece regras e orientações para mesários e eleitores com medidas que vão do distanciamento a dicas para levar caneta de casa.
O plano estabelece condições como uso de máscara, novos procedimentos na identificação dos eleitores, disponibilização de álcool gel para uso antes da votação e distância mesmo na fila.
Dentro das seções a ideia é que os eleitores fiquem a um metro do mesário, estiquem os braços com documento para identificação. A confirmação do nome será feita de forma oral para que o presidente da mesa consolide o cadastro ne ative a urna para o voto. O uso de álcool está indicado antes e depois da votação.
O Plano orienta ainda candidatos a irem para as seções sem acompanhantes e evitar contato direto com eleitores no procedimento. A campanha – pedido de votos, qualquer forma de publicidade, está proibida nas seções eleitorais -.
Eleitores com sintomas como febre não devem ir às seções eleitorais. Quem estiver fora da cidade poderá fazer a justificativa de ausência pela internet.
O TSE lançou o aplicativo e-Titulo com georeferenciamento que identifica a localização do eleitor e permite a justificativa.
Acesse a integra do plano de segurança nas eleições.