Marília

Luto – Cidade perde Pedro Passarelli, 87 anos, maçon e benemérito

Luto – Cidade perde Pedro Passarelli, 87 anos, maçon e benemérito

Marília perdeu nesta terça-feira Pedro Passarelli, 87 anos, maçon, envolvido com diversos projetos de atendimento social e um pioneiro com quase 70 anos de atividades no município.

Pedro Passarelli nasceu em Ribeirão Bonito. Chegou em Marília com aproximadamente 20 anos acompanhando a evolução da ferrovia. Trabalhou e se aposentou na Fepasa, antiga companhia estadual de trens.

Era o mais antigo membro em atividade na Loja Maçônica Alfeu César Pedrosa, com 46 anos de atuação nos 51 anos de existência da instituição. Em maio de 2019 recebeu na Câmara de Marília uma homenagem por seu trabalho em meio a uma solenidade para os 50 anos da Loja.

“Não tinha estudo mas tinha muito estudo, mas tinha muita sabedoria.  Sempre trabalhou, sempre pensou no próximo, instituições de caridade, filantrópicas. Sempre ajudou muito na maçonaria, centro espírita.  Descansou, a gente não pode ser egoística. Vivia momentos difíceis, muita dor e preparou todo mundo agradeceu a todos os filhos, netos e à família. Como ele sempre disse, a vida não encerra, vai continuar a jornada dele em outro lugar, outra jornada”, disse a filha, Luísa Passarelli.

O trabalho voluntário envolveu apoio a diferentes instituições de atendimento social e atuação como espírita. Mas Seu Pedro, como era chamado, ficou muito conhecido também por seu interesse e trabalho com equipamentos elétricos e eletrônicos.

“Nas horas de folga sempre consertou de tudo, rádio, televisão, aparelhos eletrônicos e elétricos. Era um verdadeiro professor Pardal, Tudo que o pessoal não conseguia dar um jeito levava para seu Pedro. Muitos professores de Senai, faculdades, foram procurá-lo para atividades práticas”, conta a filha.

Pedro Passarelli foi casado com Aparecida Nunes Passarelli e deixa quatro filhos – Luísa, Carlos, Pedro e Regina -, além de nove netos e cinco bisnetos.

A despedida é feita na sala 5 do Velório Municipal e o sepultamento foi marcado para 15h.