
Bancário, esportista, filantropo. Walter Gradim, um apaixonado por futebol e por Marília, faleceu nesta terça-feira na cidade em perda que encerra história de envolvimento com competições, chácaras e entidades sociais.
Bancário com décadas de atuação, especialmente como gerente do banco Itaú, foi dede a década de 60 um incentivador de esportes, especialmente futebol amador.
Primeiro com a Chácara das Roseiras, apontada como a precursora do modelo na cidade. Depois, no começo da década de 80 fundou a Toca da Mina que se tornou uma das mais fortes e influentes da cidade.
Pelo Itaú acompanhou a atuação de um time que levou o nome do banco e teve equipes fortes e muitas competições.
Frequentou o Yara Clube por muitos anos, também atuou por algum tempo na Chácara O Circo, a mais longa história em atuação contínua. Com o engenheiro e hoje vereador Luiz Eduardo Nardi foi um dos organizadores do torneio Interchácaras.
Com a Toca da Mina promoveu ainda eventos como o Domingo Fraterno e outras ações de arrecadação e apoio a instituições de atendimento comunitário, como a ACC (Associação de Combate ao Câncer).
Casado com a professora Laura Ornellas Gradim, não teve filhos. A despedida será feita com rápida solenidade na Capela do Cemitério da Saudade, entre 9h30 e 10h desta quarta-feira.