Marília

Mais de 600 câmeras “vigiam” qualidade do transporte público oferecido em Marília

Cada imagem gravada nos ônibus é checada para verificar falhas no atendimento ou ocorrências inadequadas ou até ilegais
Cada imagem gravada nos ônibus é checada para verificar falhas no atendimento ou ocorrências inadequadas ou até ilegais

O transporte coletivo público municipal oferecido pela Prefeitura de Marília através das empresas de ônibus Grande Marília e Sorriso de Marília oferece de forma indireta para toda a população um dos sistemas de segurança mais avançados do setor tanto no Brasil como no mundo. Seu reflexo garante ainda maior transparência do serviço prestado, inclusivo com auxilio resolutivo ao cliente e apoio contra o crime, infrações ou irregularidades de qualquer natureza.

Flagrantes do videomonitoramento do transporte ajuda a manter a segurança e a identificar autores de infrações ou irregularidades

São mais de 600 câmeras de vídeo monitorando 100% das operações do sistema de transporte, registrando, apurando e produzindo informações de cerca de 1 milhão de horas de gravação de imagens do transporte efetuado por ano para cerca de mais de 15 milhões de passageiros em 6 milhões de quilômetros rodados nos 39 itinerários diferentes por toda a cidade.

Em um dia, são 24 horas de registro em vídeo de alta resolução de cada veículo, de cada motorista, de cada passageiro, desde o momento que sai da garagem. São quatro a cinco câmeras em cada ônibus, uma câmera de detecção facial em cada validador, 16 câmeras espalhadas pelo Terminal Urbano, captando e gravando tudo o que acontece.

Em cada validador do cartão eletrônico de embarque registra a entrada de todos os clientes cadastrados no sistema

Em cada validador do cartão eletrônico tem uma câmera que registra cada um dos 47 mil passageiros diários que utilizam o transporte coletivo na cidade, tanto os 28.200 pagantes (60%) como os 18.800 não pagantes (40%). No Terminal Urbano ,16 câmeras flagram todos os passageiros que frequentam o local de embarque e desembarque.

Todas as imagens, brutas, são armazenadas por um prazo de até 20 dias, mas cada imagem, cada segundo, é apurado, monitorado após a gravação por centrais de videomonitoramento, uma em cada garagem e a terceira no terminal (conduzido pela Prefeitura). Todas as ocorrências de relevância operacional e não operacional são copiadas e armazenadas permanentemente. As informações coletadas, resguardando o sigilo e direito à privacidade tanto de clientes como dos funcionários, produzem relatórios que ultrapassam a fiscalização do trabalho, do atendimento e do cumprimento das funções e da qualidade do serviço oferecido.

Cada empresa de ônibus possui uma central de videomonitoramento para processamento das imagens

FISCALIZAÇÃO

Sua aplicabilidade imediata é a fiscalização do itinerário e do motorista, seguido da proteção do cliente. Os comportamentos flagrados pelas câmeras só são utilizados em benefício da sociedade. Quando são flagradas irregularidades operacionais, servem de prova para a correção. Mas quando são flagradas infrações, irregularidades ou até crimes, a imagem se torna a base de um registro de Boletim de Ocorrência na Polícia ou no órgão competente.

Em quatro anos de videomonitoramento do transporte o flagrante de infrações e irregularidade não contribuiu apenas para melhorar o itinerário ou recolocação de pontos de parada, mas ajudou a coibir o consumo de entorpecentes por clientes, ajudou a prender assediador sexual, a identificar assaltante ou ladrão, e centenas de ocorrências diversas e inclusive inibir o assalto aos ônibus.

Todas as imagens são gravadas e armazenadas por até 20 dias

“Ajudou a descobrir a dona de uma carteira de dinheiro com toda sua a aposentadoria do mês, que havia esquecido no ônibus. Ajudou a mostrar como temos motoristas atenciosos, que tratam bem os clientes, como também a mostrar comportamentos condenáveis e puníveis de alguns colaboradores. Sua função é exatamente essa, auxiliar como uma ferramenta de fiscalização para que o funcionário cumpra seu papel, para que as empresas garantam a qualidade do que se propuseram em contrato e um documento para o cliente”, ilustra o diretor da Sorriso de Marília, Alexandre Santiago.

TRANSPARÊNCIA

O diretor da Grande Marília, Marcos Jacomelli, destaca que o videomonitoramento é a maior demonstração de transparência que o cliente pode ter das empresas, pois este registro de cada momento e de cada pessoa, seja em favor ou até contra o serviço prestado, é a garantia de se ter um documento irrefutável que mostra realmente o que aconteceu, eliminando a dúvida sobre qualquer incidência, real ou mal interpretada. “A ideia não é vigiar, mas proteger e garantir que somos os olhos do cliente e para o cliente na hora que ele precisar”, declarou ele.

Somente no Terminal Urbano a Prefeitura oferece 16 câmeras de videomonitoramento para auxiliar na segurança durante embarque

Mas mais do que monitorar é a produção de informação do monitoramento que contribui para a maior segurança da cidade como um todo. Nestes quatro anos de videomonitoramento foram dezenas de boletins de ocorrência registrados na Polícia Civil por flagrantes de imagens (inclusive os 12 assaltos que ocorreram a ônibus desde que iniciaram as novas operações). O apoio ao trabalho da Segurança Pública ajudou na identificação dos autores. Melhor ainda, foram diversos relatórios sobre centenas de buracos apontados pelas câmeras frontais dos veículos indicando locais de necessidade de reforma de pavimento à Prefeitura Municipal, como relatórios de outras centenas de imagens de árvores que exigiam poda corretiva.

PROTEÇÃO

“Como as câmeras no veículo flagram a visão do motorista e registram claramente os defeitos do asfalto e os obstáculos das árvores, e sua exata localização, contribuímos com a Prefeitura na identificação das necessidades das vias. Outro caso interessante em que as câmeras ajudaram a população foi quando um flagrante de acidente entre dois veículos de terceiros, pego pela câmera frontal de um ônibus parado no ponto um dia desses, serviu de prova de autoria de culpa pelos danos”, comentou o diretor da Sorriso de Marília.

Câmera registra ponto de visão do motorista, registrando as condições das ruas e do trânsito da cidade

Ambos os diretores ressaltam ainda que o videomonitoramento é somente parte de um sistema complexo e avançado que garantem pontualidade e segurança a todos os clientes. Ele se soma a outras ferramentas de auxílio, como a total acessibilidade aos portadores de deficiência, acentos preferenciais a gestantes e idosos, sistema de travamento do motor com portas abertas e GPS veicular para rastreamento e roteirização em tempo real de todos os veículos em operação pelo próprio cliente através de aplicativo on line Ônibus Mais.

Quer conhecer melhor o transporte coletivo oferecido pela sua cidade, entre no site amtumarilia.com.br ou ligue para 0800-777-8181.